Começou ontem (14) o projeto ‘Pintof Science’ ou ‘Ciência na Praça’ em Petrolina. O evento acontece mundialmente quando cientistas e pesquisadores saem dos laboratórios para conversar sobre ciência com pessoas que não possuem acesso. A programação segue até amanhã (16), sempre às 19h, na Praça da Ciência, em frente ao campus sede, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
No primeiro dia do projeto o tema abordado foi saúde com uma palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), com o gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da Univasf e professor Ricardo Santana de Lima; e o médico e professor do Colegiado de Medicina, Aristóteles Cardona Júnior.
“A fome no mundo e a nanotecnologia” será discutida hoje (15) pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, Helinando de Oliveira; e a pró-reitora de Extensão e professora Lucia Marisy.
O encerramento será amanhã (16) com o tema água através da palestra “Os barões e as baronesas do Velho Chico” ministrada pelo professor do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Fabio Henrique Carvalho.
Este ano, o projeto ‘Pintof Science’ será promovido em 21 países e em 56 cidades brasileiras. O objetivo é tirar a ciência do laboratório e provar que ela é divertida e faz parte do dia a dia de todos.
G1 Petrolina




