Em Sento-Sé, na última quinta-feira (29), na Secretaria Municipal de Agricultura, ocorreu uma reunião para dialogar sobre o Projeto Cisternas, com a equipe técnica e administrativa da gestão.
Na ocasião, ficou definida a formação de uma comissão municipal que selecionará as famílias que serão atendidas pelas tecnologias de convivência com o semiárido (cisternas de consumo humano, cisternas de enxurradas e barreiros trincheira).
O coordenador geral do Projeto Cisternas – Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco, Mauro Macedo, ponderou: “O objetivo foi apresentar a circunstância do Projeto Cisternas que iniciamos um convênio em 2014, mas só agora vamos finalizar em Sento-Sé”, disse Macedo.
A agente comunitária de Saúde, Eulina Nunes de Barros, falou que vai ser muito bom, pois água é vida, água é tudo. “Vai ser feito um levantamento nas comunidades que realmente precisam, que têm verdadeira necessidade de receber os barreiros e as cisternas. Isso vai mudar totalmente a realidade dessas pessoas, com água tudo muda, transforma totalmente a vida”, afirmou Barros.
Secretário municipal de Agricultura, Evaniel Nunes Aragão falou: “Estamos sendo beneficiados com 74 cisternas de enxurrada, 20 de consumo humano e 50 barreiros trincheira. Em breve a comissão da água estará apresentando a lista com as famílias que mais precisam destes benefícios. Essas tecnologias de convivência com o semiárido são equipamentos que mexem com a vida das pessoas, dos agricultores, pois é a chegada de água”. Evaniel finalizou dizendo: “A reunião tem importância fundamental para a população, pois as famílias que serão beneficiadas terão uma vida mais tranquila na questão de água, irão poder fazer as suas plantações para consumo diário nas suas propriedades. Foi uma reunião muito positiva para nosso município, pois estaremos atendendo as famílias que precisam deste recurso para sobreviver”, explicou Aragão.
Participaram da reunião o secretário municipal de Administração, Juvenilson Passos, a secretária municipal de Assistência Social, Tereza Rodrigues, o chefe de gabinete, Jackson Coelho, a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Igreja Católica.
Ascom/PMSSE




