O artista juazeirense Alex Moreira encaminhou e-mail/convite ao Blog GJ Notícias e aos munícipes para prestigiar exposição de sua autoria que ocorrerá no MUNCAB – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador/BA, a partir deste sábado, dia 12. Confira:
Tenho o prazer e a satisfação de convidar a todos e a todas para minha exposição, intitulada “OPARÁ”. “Para as diversas tribos indígenas que habitavam o rio São Francisco, aquelas águas já tinham um nome antigo, conhecido como OPARÁ, que significa “rio-mar””.
A exposição apresentará uma série de trabalhos voltados para o tema das Carrancas do Rio São Francisco. No meu processo criativo, utilizo o carvão como objeto poético, material e reflexivo na construção de esculturas inspiradas nas lendárias Carrancas do Velho Chico, como objetivo de ressaltar a necessidade de preservar a vida do Rio.
A falta de cuidado com o Rio, levou-me na motivação deste trabalho, assim também com o intuito de fomentar a arte do povo ribeirinho. Esta exposição é fruto da pesquisa que venho desenvolvendo no Curso de Mestrado em Artes Visuais, na Linha de Processos da Criação Artística no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes – UFBA.
Dessa forma, a exposição “Opará” nasce com o intuito de sensibilizar a população e o poder público para maior atenção de preservação e revitalização do rio São Francisco, sendo assim, a obra, cria ressignificações como um guardião das águas do rio – esculturas de carvão vegetal, a carranca queimada.
A Exposição acontecerá no MUNCAB – Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, em Salvador/BA. A abertura da exposição será no dia 12 de outubro a partir do meio dia, e ficará exposta até 12 de novembro de 2019.
Alex Moreira – Artista Plástico/Mestrando
Curadoria/Orientadora – Professora Dra. Nanci Santos Novais