O Blog do Magno, comandado pelo jornalista e colunista político em Pernambuco, Magno Martins, postou na quinta-feira, 17, o resultado da primeira pesquisa contratada pelo veículo, para Petrolina, maior colégio eleitoral do sertão e sexto no estado.
Os números foram levantados pelo Instituto Opinião, de Campina Grande, PB, que já trabalha com o Blog do Magno há algumas eleições. Conforme o resultado, se as eleições fossem hoje, o atual prefeito Miguel Coelho teria uma margem de mais de 30% de frente, considerada até folgada, na disputa entre os seus dois seus dois principais adversários: o ex-prefeito Julio Lóssio que antecedeu Miguel; e o também ex-prefeito e ex-deputado estadual, Odacy Amorim que administrou Petrolina antes dos dois.
Conforme a pesquisa, se o pleito ocorre hoje, pouco menos de um ano das eleições, Miguel Coelho teria 45,4% das intenções de voto contra 13,3% de Júlio Lossio (PSD) e 13,1% de Odacy Amorim (PT). Outros postulantes que despontam na cidade como o vereador Gabriel Menezes (PSL) aparece com 6% e o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), com 4%. Brancos e nulos somam 7,3% e apenas 10,9% se manifestaram
Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é obrigado a lembrar o nome do candidato sem o auxílio da cartela com todos os postulantes, Miguel mantém praticamente a mesma dianteira. Desponta com 30,2% das intenções de voto contra apenas 3,3% de Odacy Amorim, 2,4% de Lossio e 0,4% de Gabriel. Neste cenário, indecisos sobem para 58,6% e 4,9% disseram que não sabiam responder ou se recusaram.
A pesquisa foi a campo entre os 11,12 e 13 últimos, sendo aplicados 450 questionários com margem de erro de 3,9 pontos para mais ou para menos e 90% de intervalo de confiança. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
A pesquisa apontou a aprovação do governo de Miguel acima de 60%, já o presidente Jair Bolsonaro que conta com o apoio de Miguel e seu grupo político comandado pelo pai dele, o senador e líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho. Em Petrolina, mais de 40% avaliaram coo péssimo o governo Bolsonaro. Nos números relacionados ao governo Paulo Câmara, existe equilíbrio entre desaprovação, 19% e aprovação, 18%.
ANÁLISE
Vale ressaltar que o nome do prefeito é o único posto para a disputa, visto que é o candidato natural para a reeleição. As demais candidaturas pesquisadas , apesar de serem citadas no cenário político petrolinense ainda não estão postas.
O fato é que essa primeira disputa eleitoral com a possibilidade de um segundo turno, tem tudo para marcar a história das eleições majoritárias na ‘capital da irrigação’.
Também existe a questão política do apoio do grupo de Miguel/FBC a Bolsonaro que perdeu com ampla margem as eleições em Petrolina que optou por votar em sua maioria na candidatura de Fernando Haddad, do PT.
São muitos os cenários a serem definidos, num jogo que nem começou ainda, mas que coloca o prefeito Miguel Coelho numa vantagem bastante considerável. Já os demais postulante ao cargo, devem correr realmente atrás do prejuízo, afinal, o tempo urge!
Por Cinara Marques com o Blog do Magno
Redação Portal Tribunna