O Coronel da Polícia Militar, Anselmo Bispo, Comandante do CPRN – Comando de Policiamento Regional Norte – ainda não assumiu publicamente a condição de pré-candidato a prefeito de Juazeiro em 2020, mas a sua postura nos últimos meses aponta que ele está a cada dia mais próximo de concorrer ao Paço Municipal no próximo ano. Como já informado pelo Blog GJ Notícias em junho deste ano a sua condição de militar lhe permite escolher um partido no prazo final das convenções partidárias, a cerca três meses da eleição.
O artigo 142, § 3º, V, da Constituição Federal, determina que militares das Forças Armadas, dos Estados e do Distrito Federal, enquanto em serviço ativo, não podem estar filiado a partidos políticos, mas o TSE entende que o pedido de registro de candidatura, apresentado pelo partido ou coligação, devidamente autorizado pelo candidato e após a prévia escolha em convenção, supre a exigência da filiação partidária, abrindo caminho para que o militar da ativa possa concorrer a cargo eletivo, mesmo sem filiação anterior, de um ano, exigida para as demais categorias de postulantes.
Neste domingo, dia 27, o Coronel Anselmo Bispo recebeu em sua residência várias lideranças políticas e comunitárias para um café da manhã cujo cardápio foi exatamente as eleições municipais de 2020. Confira o vídeo: