Desde o início da primavera, que começou no último dia 22 de setembro, os dias estão mais quentes em Juazeiro, norte da Bahia. A estação é conhecida por ser o período do desabrochar de algumas espécies de flores, mas também se caracteriza pelo aquecimento gradativo da temperatura, tendo em vista que antecede o verão, que é marcado pelas altas temperaturas.
Conforme os dados do Laboratório de Meteorologia (LabMet) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), desde a chegada da estação, as temperaturas máximas vêm oscilando entre 34º e 37º graus na cidade sertaneja. Antes, os termômetros estavam registrando temperaturas máximas que chegavam, em média, aos 33º.
Ainda segundo os números do LabMet, o mês de outubro registrou o dia mais quente do ano em Juazeiro. No dia 20 de outubro, os termômetros registraram 37,7º. Antes, o título de dia mais quente do ano estava registrado no dia 28 de setembro, foram 37,6º.
Outubro foi o mês mais quente do ano. A temperatura média mensal de 34,7º, mesmo índice registrado em janeiro.
Previsão
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a previsão é que os dias continuam quentes em Juazeiro nos próximos dias. Até a próxima quarta-feira (13), os termômetros variam entre 23º e 37º.
O mês de dezembro, entretanto, deverá ser de chuvas
Fonte: Blog Preto no Branco
Foto: André Luís Oliveira