Com o objetivo de despertar a análise da vida interior, será realizado o primeiro Solilóquio. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (05), das 18hs às 23hs, no Nobiles Suítes Del Rio, em Petrolina. Solilóquio é uma palavra que significa falar consigo mesmo. Na filosofia e na literatura esse termo foi utilizado por Santo Agostinho em sua obra “Líber Soliloquium”.
Utilizado também no teatro e no romance, o solilóquio presume que o personagem sozinho articule os seus pensamentos consigo, ainda que esteja em face do auditório ou do leitor. Ele expõe a sua conversa interior como se estivesse inteiramente desacompanhado de outra pessoa. Segundo o professor, filósofo e idealizador do evento, Anderson Wagner Araújo, solilóquio é uma necessidade para todos os indivíduos da sociedade moderna, pois aborda questões fundamentais da vida humana.
“Na contemporaneidade, muitos levam a vida de forma irrefletida, sem definir os próprios projetos e trajetória de vida, pelo fato de terem aberto mão da atitude de pensar, o que é indispensável para a compreensão de si mesmo, para a descoberta dos próprios anseios e para a busca da resposta existencial”, explica Araújo.
Baseado em uma perspectiva do filósofo grego Sócrates, “Uma vida não refletida não merece ser vivida”, o evento é um convite à experiência filosófica de conhecer-se e de iniciar uma caminhada rumo ao autoconhecimento. Na ocasião, as reflexões terão também uma abordagem antropológica, artística e psicológica. Para o psiquiatra Antônio Plauto, que ministrará uma palestra no encontro, é necessário conhecer a si mesmo para não ser dominado por ‘algoritimos’ ou discursos infundados, vazios.
“O ritmo frenético da vida moderna não nos deixa contemplar os fatos, digeri-los e firmarmos conclusões. Esse é o truque que a rolagem contínua do celular aplica em nós e pode nos tornar presas fáceis de uma vida superficial, gerando a insegurança de si e empobrecendo as relações humanas”, conclui Plauto.
Todos estão convidados a participarem do primeiro Solilóquio, que contará com a presença de grandes nomes da área filosófica, psicológica e artística da região. O encontro é uma realização da “Épico – Editorial e Eventos”. As vagas são limitadas. Inscrições e mais informações: (87) 9 9962-5363, falar com Ellen Géssica.