As semanas que antecedem o Natal aquecem, consideravelmente, o varejo em Petrolina e os comerciantes já se preparam para o melhor período de vendas do ano. Segundo levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), estima-se que a data aumente em média 7% o faturamento do comércio. Na lista dos produtos mais procurados pelos consumidores , estão os artigos de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, perfumes e cosméticos, além dos produtos eletroeletrônicos.
De acordo com Guilherme Ribeiro, gestor de uma loja de calçados e acessórios, a expectativa de vendas é bastante positiva para o período natalino. “Nos próximos dias, a nossa expectativa é dobrar o número de vendas, tendo em vista o pagamento do décimo terceiro e as promoções que realizamos com a Campanha Natal da Cidade, onde as pessoas concorrem a prêmios. Estamos otimistas e esperamos ter um aumento médio nas vendas de 20%”, disse Guilherme.
Para que as vendas continuem com perspectivas positivas, a CDL orienta que os lojistas preparem as equipes de venda para assegurar o atendimento de qualidade, façam gestão de estoques, e também invistam nas promoções, descontos, propaganda, formas de pagamento facilitado, decoração da loja e principalmente da vitrine.
“Todos querem comprar e presentear no Natal, como já é tradição. Portanto , é fundamental que o lojista esteja preparado para oferecer uma experiência de compra , cada vez melhor , e mais completa, com conforto, comodidade e produtos diferenciados”, orienta o diretor executivo da CDL, Valdivo Carvalho.
Outro diferencial destacado por Valdivo é a campanha Natal da Cidade, realizada todos os anos pela CDL e Sindilojas, na qual o consumidor compra nas lojas participantes da campanha e concorre a prêmios como um carro e 4 motos zero quilômetro e mais 16 eletroeletrônicos, totalizando 21 prêmios. Para concorrer, basta preencher corretamente os cupons e depositá-los nas urnas disponíveis no interior das lojas.
Nacional
Segundo levantamento da CNDL e SPC Brasil, no âmbito nacional, devem ser injetados na economia R$ 60 bilhões com as vendas de Natal. Neste ano, os consumidores devem desembolsar em média R$ 125 com os presentes de fim de ano. Segundo os dados, os locais mais citados para realização das compras são as lojas de departamento, seguidas pelas lojas on-line, shopping centers e lojas de rua.