É tradição do álbum de fotos familiar aquele registro de uma criança no colo do Papai Noel, com uma árvore de Natal grande ao fundo e o sentimento de nostalgia pelo clima de imaginação e fantasia desta época do ano. Mas não são só os pequenos que se alegram. O “bom velhinho” também vê desde o mês de novembro e agora dezembro como um período interessante para complementar a renda. Nos Shoppings e lojas de rua neste período é comum encontrar uma das figuras natalinas mais famosas, seja para movimentar as vendas, seja para levar mais alegria a confraternizações.
Ao caminhar no centro comercial de Juazeiro e Petrolina é fácil perceber os diferentes perfis de “Papai Noel” que trabalham em vagas temporárias. Tem até Papai Noel fazendo parte de Trio de Forró. Além da figura do Noel, centenas de pessoas conseguem um emprego temporário neste período.
Segundo levantamento dos Sindicatos de Juazeiro e Petrolina, as vendas no Natal e Ano Novo devem ter um aumento significativo. Ainda de acordo com os vendedores o pagamento do 13º salário injetou na economia dinheiro e isto representa mais vendas e poder de compra do consumidor.