5e135061db087_turismo1-Romildo“Percebemos, hoje, uma grande movimentação de artistas e influenciadores digitais amando estar no Estado. As pessoas voltaram a ter o imaginário da Bahia dentro do seu coração. Todo mundo quer estar em nossa cidade. É um desejo natural e tudo acontece de forma espontânea. Aos poucos a Bahia está crescendo, seja Salvador, Itacaré, Porto Seguro, Trancoso, Chapada Diamantina. Lençóis, por exemplo, foi algo assim muito fora da curva. Não era destino do Réveillon. E este ano passou a ser. Definitivamente, o Estado entrou neste imaginário das pessoas. E quando isso acontece, a repercussão é direta. Quem vem nos visitar, traz mais dois ou três. Ele publica fotos na Internet, no Instagram, no Facebook e os seguidores imediatamente comentam e replicam. A gente já vê a repercussão disso, atingindo muitas outras pessoas, dentro e fora do país. Esperamos que, desse movimento crescente, do final de 2019, seja a repercussão de novas visitas neste ano de 2020. O ideal não é ter ‘pico’ de ocupação dos hotéis. Muito pelo contrário. A gente quer ter, além de um bom Réveillon, é um bom Verão e gente nos visitando o ano inteiro”.

Foram com essas palavras que chega a contagiar tanto a quem lê quanto a quem ouve, que o novo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Bahia), Luciano Lopes nos recebeu, na sede da entidade, no bairro da Pituba, para uma entrevista exclusiva à Tribuna da Bahia. Com passagem em 2005 como assessor de Marketing, Luciano Lopes atuou, recentemente, como diretor da função, na gestão de Glicério Lemos (biênio 2018-2019). Formado em Ciências Contábeis com MBA em Finanças e Mestrado em Desenvolvimento Humano, ele foi gerente Geral do complexo hoteleiro de Costa do Sauípe – durante oito anos – e da Prima Empreendimentos.

Atuando, indistintamente, nas áreas Imobiliária e Turismo, há exatos 20 anos, Luciano Lopes acaba de assumir a presidência da ABIH-Bahia, uma entidade empresarial, sem fins lucrativos, que atua como um órgão técnico e consultivo no estudo e soluções para o setor hoteleiro, desde 1970. A associação tem um papel representativo junto ao próprio segmento; ao governo das três esferas (federal, estadual e municipal); e, ainda, diante dos demais setores da economia. A entidade conta com uma forte participação dos quase 250 sócios, através das mensalidades.

Com esta postura consolidada, a ABIH-Bahia encara como principal desafio integrar seus associados em todo o Estado da Bahia, através das 13 Zonas Turísticas. “Queremos implantar uma liderança ativa em cada uma das 13 zonas turísticas. Para isso, vamos utilizar de todas as ferramentas de comunicação unificadas em uma plataforma digital e centrando forças no poder das redes sociais. Queremos, acima de tudo, aumentar o número de associados e o nosso primeiro passo será na próxima terça-feira, dia 7, quando acontecerá a nossa reunião de diretoria”. Neste encontro, cada associado, que for nomeado, será responsável por um dos ‘eixos’ estabelecidos no plano macro da atual administração elaborado durante a campanha eleitoral. “Todos vão precisar se alinhar com os objetivos da diretoria e realizar as ações já previstas”.

TURISMO NO BRASIL

Atento às recentes decisões do governo federal, no que diz respeito ao Turismo no Brasil, Luciano Lopes destaca a Medida Provisória nº 907, de 2019, publicada no dia 27 de novembro passado, no Diário Oficial da União (DOU), que determinou a isenção da taxa de direitos autorais pelas músicas executadas pelos hóspedes nos quartos. “A medida colocou, com absoluta clareza, o conceito de posse e propriedade. A propriedade é do hotel. Todavia, a posse temporária do quarto, é do hóspede”. E exemplifica:“Você paga em sua casa para ouvir música? Claro que não! Então, no quarto do hotel, não é justo haver esta tributação. O que continua valendo, conforme a lei, é o pagamento de direitos autorais, nas músicas executadas, em áreas externas do hotel”.

Assim como os demais representantes do trade turístico baiano Luciano Lopes sonha um dia em ver a economia brasileira desenvolvida, de forma que o setor de turismo volte a crescer com mais vigor. “Há uma correlação muito forte entre o desempenho da atividade turística e a economia. Quando ela está bem, as pessoas tendem a usufruir mais do lazer”, destaca. Sua aposta, também, é na aprovação total da Lei Geral do Turismo. “Ela abrange vários aspectos, desde o regulamento dos direitos autorais; à legalização dos cassinos; entre outros itens significativos. Entretanto, cada regulamentação dessas etapas atinge grupos de interesses diferentes ligados ao turismo. A estratégia do trade foi a de fatiar os assuntos, uma vez que seria difícil aglutinar todos os pleitos”.

Luciano Lopes não mede elogios para aplaudir a medida que isenta os “vistos” dos passaportes para alguns países do mundo, dentre eles Estados Unidos, Japão e Canadá. “Historicamente, o número de dias de férias de um trabalhador vem sendo reduzido a cada ano. Antes eram 30 dias. Hoje, está em torno de nove ou 10 dias. A culpa é da velocidade das comunicações que tem dificultado com que o trabalhador se ausente por muito tempo das suas obrigações. Com isso, o tempo de lazer diminuiu e foi preciso adequação às mudanças sociais. Atualmente, para o viajante se ausentar de um pais ficou mais caro e isto dificulta as viagens internacionais”.

Outra medida governamental que também recebe aplausos do presidente da ABIH-Bahia, é a chegada das companhias aéreas ‘LowCost’, ou seja, aquelas empresas de aviação que atuam com passagens mais baratas e de baixo custo. “Elas atacam a variável mais importante na composição de preços de um pacote de turismo: as passagens”. Um ponto que ainda não está bem fechado e que Luciano Lopes diz merecer uma maior atenção do governo da União é, sem dúvida, a promoção do destino Brasil. “Tem havido ações pontuais com a divulgação de alguns vídeos nos Estados Unidos e na Europa, além da participação em algumas feiras. Mas tudo precisa estar sincronizado e o foco total na promoção do Brasil”, diz Luciano Lopes que as iniciativas dão sinais claros de que o setor pode vir a melhorar em curto prazo. “Hoje percebemos claramente que a principal mudança é o Ministério do Turismo, que está mais atuante”.

REPRESENTATIVIDADE

Nas áreas locais (estadual e municipal) os relacionamentos da ABIH-Bahia com os representantes do setor, têm sido intensos e mais estreitos. “O Governo do Estado investiu na promoção do nosso destino nas embaixadas dos Estados Unidos e na participação de feiras internacionais. A atuação física do gestor estadual nas zonas turísticas também tem sido importante ouvindo os hoteleiros. Fato este que proporciona um bom diálogo entre as partes”. Na área municipal ocorre um contato de igual nível. “Inclusive, temos a garantia de manutenção de uma ação que já ocorre há anos com a prefeitura de Salvador que é o ‘road show’, Esta ação consiste no treinamento e capacitação de agentes de viagens. “Trazemos eles a Salvador para que experimentem a vida em nossa cidade. Assim, com maiores informações, fica bem mais fácil conquistar futuros clientes. Esta ação acontece, desde o ano de 2016, e, no ano passado, trouxemos à capital baiana cerca de seis mil agentes de viagens”.

Para o presidente da ABIH-Bahia o nosso Estado tem que assumir, de uma vez por todas, a sua vocação para o turismo, com o recuo das indústrias. “O turismo tem 70 segmentos em torno dele além de importantes sub-cadeias de economia, que envolve o turista, desde que ele desembarca no aeroporto Internacional de Salvador”.

A partir deste mês de janeiro, a ABIH-Bahia volta sua atenção para a manutenção da taxa de ocupação dos hotéis, apostando na inauguração do Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. Luciano Lopes espera que após as inaugurações, dia 23 pela Prefeitura e 26 pela GL Events, que os caminhos do turismo de negócios disparem. “Estamos em entendimentos com a concessionária para ver como poderemos contribuir na vinda de novos turistas. Sabemos que o turismo de uma região não vive apenas de Sol &Praia (lazer). É preciso, também, que exista o turismo de negócios para segurar a ocupação dos leitos na baixa e média estação”.

Segundo o presidente da ABI-Bahia, a cidade de Salvador deve terminar o ano de 2019 com uma taxa de ocupação de 63% dos leitos o que dá para ver que há uma grande quantidade de leitos a serem ocupados. Nesta terça-feira, dia 7, teremos uma reunião com a GL Events para alinhar os planejamentos e trazer futuramente mais eventos para nossa cidade. Nossa expectativa, é que o novo centro de convenções aumente em 10 pontos percentuais a taxa de ocupação dos leitos, principalmente dos hotéis que estão com ocupação abaixo da meta, ou seja, aqueles que dependem exclusivamente do turismo de negócios.

Dentre as futuras medidas a serem tomadas pela nova administração da ABIH-Bahia, o presidente Luciano Lopes anuncia a criação de um prêmio estadual para estimular os associados. Neste ano de Jubileu de Ouro (50 anos de criada) uma ação já foi consagrada: a publicação de um livro especial, produzido pelas jornalistas Giovana Chetto (editora); Janine Falcão e Nilma Gonçalves (textos); revisão de Márcia Carvalho e design gráfico de Carla Piaggio.

 

Tribuna da Bahia

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

Congresso promulga emenda à Constituição para cortar gastos do governo

post-image

O Congresso Nacional promulgou hoje (20) a Emenda Constitucional 135/24, que trata do pacote fiscal de corte de gastos do governo. A emenda é oriunda da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24 e fez alterações em receitas obrigatórias e prorrogou a Desvinculação de Receitas da União (DRU). As medidas visam melhorar o equilíbrio fiscal do governo federal.

Entre as alterações estão as que possibilitam mudanças no teto dos salários do funcionalismo público, nas regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do abono salarial, da política de reajuste do salário mínimo, regras com limites para a concessão e ampliação de benefícios tributários e limitação do crescimento de despesas vinculadas ao arcabouço fiscal.

Ao promulgar a emenda, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que o objetivo da alteração na Constituição é preservar…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Jerônimo Rodrigues antecipa cota do ICMS às prefeituras após pedido da UPB

post-image

Diante do pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB), o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta quinta-feira (19), a antecipação da data dos repasses das cotas do ICMS e do FUNDEB às prefeituras. A autorização do chefe do Executivo baiano à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) fará com que os recursos da última cota do mês de dezembro sejam creditados ainda no exercício financeiro de 2024, ajudando os gestores a utilizarem os recursos para o pagamento de despesas dentro do mandato. O repasse ocorrerá na segunda-feira, 30 de dezembro, considerando que o dia 31 é feriado bancário.

“Esse é um gesto que o governo faz conosco há alguns anos e agora se torna mais importante ainda por conta do encerramento dos mandatos. Os prefeitos e prefeitas agradecem a parceria e sensibilidade do governador Jerônimo Rodrigues, que nos dá esse…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Em entrevista, Miguel Coelho fala da intenção se candidatar ao Senado em 2026

post-image

Nesta terça-feira (17), em entrevista ao programa Nossa Voz, na Grande Rio FM, Miguel Coelho confirmou sua intenção de se candidatar ao Senado em 2026 pelo União Brasil.

Durante a conversa, o ex-prefeito de Petrolina compartilhou suas perspectivas políticas e comentou sobre a reestruturação do partido no Estado.

“Hoje me coloco como pré-candidato ao Senado porque é o que almejo, é o que eu desejo agora. Se lá na frente se isso não for possível, existem outros cenários que podem ser colocados. O União Brasil não tem só o meu nome. Fernandinho, Mendonça e outros prefeitos do União também poderiam estar nessa posição, só que ainda acho que é cedo para fazer essa reflexão”, afirmou Miguel Coelho.

Sobre a possibilidade de ser vice-prefeito de João Campos – prefeito de Recife, caso não ocorra senado…

Read More
Política Relevantes

Operação Overclean: Esquema criminoso em Campo Formoso fraudava licitações em contratos superfaturados

post-image

No centro das investigações da Operação Overclean, a Allpha Pavimentações em Campo Formoso, no norte da Bahia, estava envolvida em um esquema de fraude de licitações no município baiano.

As informações foram apuradas no inquérito da Polícia Federal, acessado com exclusividade pelo Bahia Notícias

Os personagens centrais desse esquema são o ex-secretário de governo, Francisco Manoel do Nascimento Neto – vereador eleito da cidade e primo do deputado federal Elmar Nascimento – e o pregoeiro de processo licitatório Márcio Freitas dos Santos. Segundo as investigações, os dois eram responsáveis por fraudar e direcionar licitações, garantindo contratos superfaturados para a empresa e gerando vantagens indevidas para os envolvidos. 

Francisco era o facilitador administrativo, adulterando os processos licitatórios para beneficiar a Allpha. Ele era responsável por ajustar editais para favorecer a empresa e ainda inabilitava entidades…

Read More
Política Relevantes

Após alta hospitalar, Lula diz que está tranquilo e vai se cuidar

post-image

Com chapéu na cabeça e acenos ao público e à imprensa que aguardavam do lado de fora, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou às 12h22 de domingo (15) o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, onde estava internado desde a última terça-feira (10). Do hospital, Lula seguiu para a sua residência localizada no Alto de Pinheiros, em São Paulo, onde deverá permanecer até pelo menos a próxima quinta-feira  (19) para recuperação.

Pouco antes de deixar o hospital, Lula apareceu de surpresa, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, na entrevista coletiva em que os médicos informavam sobre a alta hospitalar. Ele abraçou os médicos, posou para fotos e agradeceu a Deus e a toda a equipe médica que o acompanhou no hospital.

“Isso aqui não é uma entrevista, isso aqui é apenas uma sessão de agradecimento”, disse Lula ao iniciar…

Read More
Política Relevantes

Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico

post-image

Em boletim médico divulgado há pouco pelo Hospital Sírio Libanês, foi informado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará apenas exames de sangue, sem nova programação de exames de imagem.

De acordo com as informações, Lula segue em cuidados semi-intensivos e continua lúcido e orientado, alimentando-se e caminhando. A alta está prevista para a semana que vem.

Ontem (13), Lula teve retirado o dreno intracraniano que havia sido colocado na cirurgia da última terça-feira (10). O procedimento ocorreu “sem intercorrências”.

Na quinta-feira (12), pela manhã, Lula foi submetido a um procedimento endovascular (embolização da artéria meníngea média), procedimento que foi considerado bem-sucedido pelos médicos.

Hematoma

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na última de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça,…

Read More
Política Relevantes

Polícia Federal prende Braga Netto

post-image

A Polícia Federal prendeu, na manhã deste sábado (14), o ex-ministro da Defesa e general Walter Braga Netto. Ele é um dos alvos do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado no país após as eleições de 2022. Ele estaria atrapalhando as investigações, na livre produção de prova durante a instrução do processo penal. 

Braga Netto foi preso no Rio de Janeiro. A PF realiza buscas na casa do general, em Copacabana.

Os mandados de prisão preventiva, busca e apreensão foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Braga Netto será entregue ao Comando Militar do Leste e ficará sob custódia do Exército.

O general foi candidato a vice-presidente em 2022 na chapa com Jair Bolsonaro. Antes, ocupou os cargos de ministros…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova regulamentação da reforma tributária

post-image

O Senado Federal aprovou, na tarde desta quinta-feira (12), o principal projeto de regulamentação da reforma tributária, o Projeto de Lei Complementar (PL) 68/2024. O texto trata das regras de incidência do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA Dual), que se subdivide em dois tributos básicos sobre o consumo: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em nível federal, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), em nível estadual/municipal. 

Além disso, haverá o Imposto Seletivo (IS), o chamado “imposto do pecado”, que é uma sobretaxa aplicada sobre determinados produtos e serviços considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Com a conclusão da tramitação no Senado, que durou cerca de cinco meses, o projeto aprovado, um substitutivo do texto da Câmara dos Deputados, retorna à Casa anterior. Caberá aos deputados manter ou retirar pontos aprovados…

Read More