Com o objetivo de informar e conscientizar os usuários do Hospital Geral e Urgência (HGU) sobre as campanhas do dia Mundial do câncer e dia Mundial de combate ao câncer infanto-juvenil, celebradas em fevereiro, nesta semana é realizada a primeira edição do ‘Dia D’ do Fevereiro Amarelo do HGU.
A programação conta com distribuição de materiais informativos sobre o Núcleo de Atenção e Regulação Oncológica (Naron HGU); atividade recreativa com palhaço, máscaras de carnaval e músicas; além de atividade educativa sobre o combate ao câncer infanto-juvenil. De acordo com a psicóloga Poliana Prazeres, ações como esta são fundamentais para informar as pessoas. “Com as informações podemos fomentar os sinais e sintomas das doenças para garantir um diagnóstico precoce”, avalia.
Durante a semana, uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, enfermeiros e assistente social explica no que consistem as doenças e como devem ser tratadas.
“Estão sendo levadas informações sobre o câncer infanto-juvenil que corresponde a um grupo de várias doenças. Elas têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais que podem ocorrer em qualquer local do organismo”, explica a fisioterapeuta oncológica, Mayara Aragão.
A ação começou no Hospital HGU nesta última segunda-feira (17) e foi realizada ontem (18) na unidade de assistência clínica do HGU e no Centro de Prevenção e Reabilitação (Cenpre) em Juazeiro-BA. Nesta quinta-feira (20), o Cenpre Petrolina recebe a ação que será finalizada na sexta-feira (21), na Escola Municipal Amorim Araújo, no bairro São José.
Fonte: Ascom