O jornalista e colunista social Roni Figueiredo receberá no próximo mês de março o título de Cidadão Petrolinense, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 009/2020 de autoria do vereador Paulo Valgueiro e aprovado por unanimidade.
No dia 31 de março próximo, o homenageado celebra 28 anos de profissão, quase três décadas fazendo o que ele mais gosta, falar de gente fina, elegante e sincera, falar da nossa sociedade, a sociedade do Vale. São 28 anos de amor pelo seu ofício. Saiba mais um pouco da sua trajetória abaixo:
“Ronnie Herlan Leite Muniz, artisticamente Roni Figueiredo, nasceu em um dia de sábado – 06 do mês de julho (1973) – no povoado de Pau-a-Pique – interior de Casa Nova/BA. Tendo Pedro Muniz Costa e Nair Leite Muniz como genitores e Carlos Ney, Edinaldo, Edilene, Deborah Kelly e Ingrid Mabel como irmãos.
No ano de 1986 mudou-se com toda família para Petrolina – onde logo se sentiu em casa, e, muito curioso e inquieto que era – começou a frequentar residências de pessoas super influentes na cidade – e foi aí no ano 1989 através do então locutor de rádio – Joélio Alves – conheceu um exemplar da Revista Com Você, editada pela jornalista Ináh Tôrres (pessoa super respeitada e querida no meio social) – ficando impressionado e maravilhado com o mundo social – chegando a pegar folhas em branco para ensaiar seus primeiros passos na crônica social.
E foi no ano de 1991 que conheceu o músico e também colunista Betinho Souza – que na época assinava a social no Jornal A Folha – da jornalista Sueli Borges – onde por algumas vezes se ausentava para cumprir o seu ofício como músico, e no dia 31 do mês de março de 1992 – convidou Roni Figueiredo para substitui-lo durante as suas viagens.
Foi aí que começou a sua trajetória como colunista – quando foi convidado pelo diretor do Jornal de Juazeiro (hoje Diário da Região) – Humberto Sardeiro – para escrever uma página só sua em junho de 1994. E de lá pra cá – passou por muitos veículos de comunicação escrita como: Jornal de Petrolina, Jornal In Society, Jornal Gazzeta, Informativo Gente de Expressão, Revistas Vitrine e Vivendo no Vale – e, hoje é um dos mais respeitados profissionais do ramo, assinando um site só seu, que leva o seu nome e movimenta as redes sociais com as suas notícias, publicadas de maneira séria e transparente – além de ter retornado às páginas sociais do Diário da Região.
Nos seus 28 anos de Colunismo Social, denominado Jubileu de Hematita – Roni receberá as pessoas que mais foram destaques nas suas inúmeras colunas durante todo esse tempo – bem como políticos, formadores de opinião, imprensa e sociedade regional na data da outorga da homenagem cedida, na Câmara de Vereadores de Petrolina.
E “assim se passaram 28 anos, e fiz da crônica social uma das razões da minha vida!” – comemora o colunista.
Diário da Região