O jovem de 31 anos e vereador, Gaturiano Pires da Silva (no momento sem partido), mais conhecido como Gaturiano Cigano, devido à sua origem étnica de família cigana, destacou que foi preciso aceitar o chamado de sua família para ser candidato a vereador, uma vez que sua família ao longo dos mais de 30 anos morando em Petrolina sempre apoiava um nome para vereador. Gaturiano faz parte da base governista do prefeito Miguel Coelho.
Diário da Região – Por que o jovem Cigano colocou seu nome para candidatura ao Legislativo municipal?
Vereador Gaturiano – Na verdade nossa família cigana sempre apoiou vários políticos que chegavam, prometiam e só lembravam da gente em período de campanha e depois sumiam. Não pedíamos dinheiro nem favores, mas o mínimo de atenção, que é o que um político sério pode fazer pelos seus eleitores. Então devido a essa decepção que sempre tínhamos durante anos, resolvi colocar meu nome para disputar esse primeiro mandato e, graças a Deus consegui me eleger com 2.406 votos. Vale salientar que a família Cigana tem crescido muito aqui em Petrolina, pois temos mais de 35 anos que vivemos em terras sãofranciscanas, onde temos nossos negócios na área da agricultura irrigada com o plantio de uva e manga, gerando mais de 220 empregos diretos, negócios esses adquiridos e conquistados com muita luta através de meu pai.
DR – Como o senhor avalia este seu primeiro mandato?
Gaturiano – No início do meu mandato cheguei ainda meio tímido, só observando, calado, e muitas pessoas não acreditaram que eu fosse fazer um bom mandato, mas aos poucos fomos mostrando para o quê a gente veio para esta Casa Plinio Amorim, e fomos nos soltando e crescendo a cada dia, fazendo o nosso trabalho em prol do povo. Em 2017 conquistei o segundo lugar como vereador mais atuante, e foi para mim uma injeção de ânimo. Reuni a minha equipe e disse: não quero ficar em segundo, minha meta será a de chegar e ficar sempre em primeiro mais atuante, o que aconteceu nos anos de 2018 e 2019, e em 2020 temos que permanecer sempre em primeiro lugar, pois não fiz uma política de promessa, e sim de verdade para com as comunidades em busca de melhorias. Agradeço, claro, meu crescimento no mundo da política ao prefeito Miguel Coelho que tem nos atendido sempre em nossas reivindicações chegando mesmo a 90% dos meus pedidos e fico muito feliz por estar sempre atendendo às demandas das comunidades que sempre me solicitam trabalhos em prol da população. O nosso papel é exatamente este o de estar sempre comprometido com o povo.
DR – Vereador Gaturiano qual a sua base política em se tratando de localidade?
Gaturiano – Na verdade, comecei minha vida política com base nos bairros do Quati I e II, Jardim São Paulo, Fernando Idalino, Vila Vitória e o apoio do pessoal de Porteira, Terra Nova 2, enfim, Rio Corrente, Cohab onde mantemos até hoje essas mesmas bases, porém temos bases em quase todo o interior, nos bairros próximos ao centro. Sou vereador de toda Petrolina e não somente de determinado bairro, de uma base única, mas atuando em todo território e não me importo em apresentar indicações para bairros que não tive uma votação grande. Não entrei na política visando o salário de vereador, pois tenho minha própria renda através de empresas na agropecuária que gero emprego para a população. Entrei na política para prestar serviços à população e trabalhamos com os pés no chão, sabendo dizer um sim e também dizer um não, pois nunca enganamos nosso povo.
DR – Recentemente, em alguns órgãos da imprensa, saiu que você poderia ser um provável nome para sair a vice-prefeito nas próximas eleições na chapa do prefeito Miguel Coelho, isso procede?
Gaturiano – Olha, na verdade, fui pego de surpresa com essa matéria publicada em um blog local e em outros após, que eu poderia ser o candidato a vice na chapa do prefeito Miguel Coelho, mas isso não procede, pois não tive nenhuma conversa com o prefeito a esse respeito, e estou focado mesmo na minha reeleição para o Legislativo.
DR – O que você pretende para esse ano e qual sua estratégia política?
Gaturiano – Continuaremos dando prosseguimento ao nosso trabalho, o que temos feito seguindo as metas de nosso projeto político, em ritmos acelerados cumprindo nossa agenda, buscando outras localidades que têm nos chamados para reuniões e apresentando suas demandas, com uma equipe que está sempre atenta para cada dia mais fazer um bom trabalho.
DR – Que mensagem você deixa para o povo de Petrolina?
Gaturiano – Para o povo de Petrolina deixo a mensagem de que continue acreditando no projeto político do prefeito Miguel Coelho, que é fazer cada vez mais de Petrolina uma cidade com desenvolvimento e sendo uma das melhores para se viver no Nordeste. Um município que tem obras em todos os quatro cantos, atendendo sempre o anseio da população.
Fonte: Edvaldo Franciolli