A Secretaria da Saúde de Juazeiro iniciou nessa segunda-feira, (09) uma reunião de capacitação sobre o coronavírus com os profissionais médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e socorristas da rede de atenção básica e especializada de Juazeiro. O encontro foi dividido em duas etapas e visa contemplar todos os profissionais da saúde municipal com informações acerca do COVID 19. O segundo encontro será na quarta-feira (11), no auditório da Câmara de Vereadores.
A Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, falou sobre a importância de o município estar atento e preparar toda a rede de saúde para esta nova doença. “Estamos tendo reuniões técnicas internas com a Vigilância Epidemiológica municipal e estadual para que tenhamos nosso plano de ação, caso o vírus chegue aqui na nossa cidade. Hoje, é um momento para fortalecer nossa rede, capacitar nossos profissionais para estarem preparados para saber como conduzir, notificar e fazer o melhor manejo caso algum paciente com sintoma chegue às unidades de saúde”, explicou.
A equipe da Vigilância Epidemiológica apresentou o fluxo a ser seguido, caso haja alguma notificação na região de Juazeiro. Dentro da apresentação foram reforçadas as informações sobre análise através de critérios clínicos e epidemiológicos diagnosticando os critérios, serão adotados os fluxos já definidos a serem seguidos e o encaminhamento adequado.
O médico infectologista fez uma abordagem técnica sobre o novo coronavírus, sinais e sintomas, quais unidades buscar a depender da análise do quadro do paciente, além de intensificar os cuidados com a higiene pessoal. O médico ainda respondeu as dúvidas dos demais profissionais.
Odomy Amorim é médico da UBS do bairro Itaberaba e descreve o que o motivou a participar do curso. “O COVID 19 é uma doença de multiplicação muito rápida e os cuidados básicos pode barrar essa situação. Vou levar para a minha comunidade a importância do cuidado, da higiene das mãos, da forma correta ao tossir, espirrar. Precisamos preparar as pessoas para estas situações porque fazendo isso, vamos diminuir muito a chance de nossa região ser afetada com essa doença”, enfatizou.
Enfermeiro do posto de saúde do NH4 em Itamotinga, Ítalo Ricelly descreve o momento como “extremamente importante. Esta é uma doença ainda com muitas interrogações e este é o momento de nos atualizarmos, trazendo conhecimento com informações já concretizadas. Repassarei tudo para minha equipe e através de atividades educativas e roda de conversa levarei também para a comunidade”, expressou.
Fonte: Ascom Sesau