Nesta terça-feira (17), o Procon de Juazeiro dá início a uma série de atos fiscalizatórios nas farmácias e supermercados da cidade, com o objetivo de verificar abusos praticados no reajuste do preço do álcool em gel e das máscaras utilizadas como proteção contra o coronavírus. Conforme reportagem do PNB de ontem (16), consumidores estão reclamando do aumento abusivo nos preços de produtos como álcool gel, máscaras e luvas, em estabelecimentos comerciais de Juazeiro.
“Eu comprava o álcool gel numa farmácia por R$ 6,50, agora passou para 35 reais. A máscara era vendida a 35 centavos e agora por dois reais. Além disso, não estamos mais encontrando estes produtos. Sumiram”, reclamou uma leitora (leia na íntegra).
Segundo o Coordenador Executivo do Procon de Juazeiro, Dr. Ricardo Penalva, elevar sem justificativa o preço de produtos ou serviços para obter vantagem desproporcional é considerado prática abusiva, e pode resultar na lavratura do auto de infração, abertura de processo administrativo e aplicação de multa, caso a empresa seja considerada culpada pelo ato.
“Se aproveitar de um momento de crise como este para tirar vantagem da fragilidade dos consumidores, além de ser considerado ato abusivo, é uma prática desumana efetuada por alguns comerciantes, e por conta disso, não mediremos esforços para punir cada um deles com o rigor necessário”, disse Penalva.
Tendo em vista o grande número de estabelecimentos que comercializam o álcool em gel e as máscaras de proteção, o Procon de Juazeiro solicita que a população ajude na fiscalização, denunciando os estabelecimentos que estão vendendo esses produtos com preços abusivos.
O órgão está localizado na Praça Barão do Rio Branco, nº 10 A, 1º Andar, Centro (Ao lado do Paço Municipal), funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h. Contato pelo telefone (74) 3613-4523 ou via e-mail: procon@juazeiro.ba.gov.br.
Blog Preto no Branco