Interrompida na semana passada por falta de insumos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está sendo retomada nessa terça-feira (31), em Petrolina, no Pernambuco, e com mudanças. A Secretaria de Saúde adotou nova estratégia para a vacinação dos idosos, um dos públicos-alvo desta primeira fase. A vacinação também vai acontecer em algumas escolas da rede municipal.
A campanha havia sido interrompida, dias após o início, por falta temporária de insumos. Na época, a Secretaria de Saúde informou que o município havia recebido apenas 19% do quantitativo, o que equivale a 16.670 doses.
Segundo a secretaria, a nova medida é para evitar a exposição dos idosos a pessoas com síndromes gripais que estão buscando atendimento. Apenas quatro postos de saúde farão a vacinação, além das escolas, e o horário de atendimento acontecerá das 14h às 17h (veja a lista completa abaixo).
Para os idosos acamados, as equipes de Saúde da Família entrarão em contato para agendar a vacinação em domicílio, que também já começa nesta terça-feira (31) e será priorizada. A vacina previne contra três tipos de vírus, que são a influenza B, H1N1 e H2N3, mas não protege contra o coronavírus, embora seja uma aliada porque ajuda no diagnóstico, descartando casos de gripes e chamando a atenção dos profissionais de saúde para investigar infecção pelo coronavírus.
Para a vacinação é necessário que os idosos apresentem um documento oficial com foto e caderneta de vacinação (caso tenha). Já os profissionais de saúde devem levar a carteira de registro do Conselho de Classe, espelho do contracheque ou outro documento que comprove vínculo.
Campanha
Esta será a 22ª campanha e acontece no período de 23 de março a 23 de maio, tendo o dia 9 de maio como o dia D de mobilização nacional para vacinação. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina.
A primeira etapa de vacinação, que começou no dia 23 de março, prossegue até 15 de abril. Na segunda etapa, a partir de 16 de abril, serão vacinados professores, pessoas com doenças crônicas e funcionários das forças de segurança. A última fase, com início em 9 de maio, é voltada para gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; crianças de seis meses a 6 anos; pessoas com idade entre 55 a 59 anos; índios e trabalhadores do sistema prisional.
Veja abaixo a lista de escolas onde haverá vacinação, de acordo com o fluxo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região onde as unidades de ensino estão localizadas:
Zona Urbana
UBS Roza Maria (vacinação na própria unidade)
UBS Manoel Possídio (vacinação na própria unidade)
UBS Maria de Lourdes (vacinação na própria unidade)
UBS Miguel de Lima (vacinação na própria unidade)
UBS Amália Granja – Escola Eliete Araújo
UBS Ricardo Soares – Nova Semente Florecer
UBS Lia Bezerra – Escola Municipal José Joaquim
UBS Bernardino Campos – Escola Anízio Leão
UBS Josefa de Souza – Escola Municipal Anete Rolim
UBS Júlio Andrade – Escola Odete Sampaio
UBS Álvaro Rocha – Escola Luiza de Castro
UBS Maria do Socorro Gil – Escola Municipal Jeconias José
UBS Dr. Gaudêncio – Escola Zélia Matias
UBS João Moreira – Escola Mãe Vitória
UBS Beatriz Rocha – Escola Ariano Suassuna
UBS Leonor Elisa – Nova Semente Pingo de Sabedoria
UBS Nova Petrolina – CMEI Residencial Brasil
UBS Dra. Sinhá – CMEI Edite Bezerra
Zona Rural
UBS Plínio Amorim – CMEI Gabriel Moreira
UBS KM-25 – Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro
UBS Gildevania de Oliveira – Escola Municipal Ozorio Leônidas
UBS Osvaldo Coelho – Escola José Nunes de Santana
Fonte: Ascom Sec. Saúde