Além da pandemia do novo coronavírus, outra coisa que preocupa as autoridades médicas é o estoque dos bancos de sangue. Na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), já tem sido observada uma queda nas doações. Pensando nisso, nesta segunda-feira (6), o Comando Conjunto Bahia (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), em conjunto com a instituição, iniciou um programa de doação de sangue.
Segundo o diretor geral da Hemoba Fernando Araújo, com a pandemia, as doações de sangue diminuíram bastante e a instituição entrou em nível crítico de quantidade de bolsas de sangue. “A instituição se estruturou, a nível de segurança, pra que os doadores saiam das suas casas, do seu isolamento social e possam vir fazer sua doação de sangue num ambiente totalmente seguro”, garantiu.
O diretor lembrou, ainda, que as parcerias com o Comando Conjunto Bahia, além de outras instituições, sempre são muito importantes para vencer a demanda que o centro precisa. “Sempre fazemos campanhas de conscientização da população para a doação de sangue. Agora, essa parceria com as forças, esperamos consegui equilibrar nosso banco de sangue em Salvador e também no interior estado”, declarou Fernando Araújo.
A Major Isabel Delgado, disse que a principal intenção do Comando Conjunto Bahia, ativado pelo Ministério da Defesa é de apoiar as ações de combate à COVID -19 no estado da Bahia. “Devemos manter as doações de sangue constante enquanto o nível estiver crítico. É nosso dever alertar a sociedade quanto à importância desse ato, incentivando as pessoas a doarem”, ressaltou a Major.
O Ministério da Saúde também orienta à população que as doações de sangue devem continuar acontecendo neste momento em que o país registra casos e óbitos por coronavírus. Pessoas com anemias crônicas, acidentes que causam hemorragias, complicações decorrentes da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo. Ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo.
Desse modo, Fernando Araújo reforça que todos mantenham suas doações de Sangue. “Os interessados em doar sangue com hora marcada, em qualquer unidade da Hemoba, podem preencher o formulário disponível no site através do endereço: http://bit.ly/doacaoagendada. Quem preferir, pode enviar um e-mail para horamarcada@hemoba.ba.gov.br e fazer o agendamento”, disse.
Ele lembra que a marcação pode ser feita, ainda, por telefone. “Unidades em Salvador: (71) 3116-5643”. Para as Unidades no Interior do Estado o diretor explica que é só consultar a lista no site da instituição. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 8h às 12h. Contudo, as marcações presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.
Para os pacientes com atendimento no Ambulatório, a instituição determinou algumas normas. “Os pacientes com doenças benignas do sangue que são acompanhados pela Hemoba que estiverem com as consultas, exames e procedimentos marcados, serão atendidos normalmente, ressaltando que só podem vir com um acompanhante”, destacou.
Tribuna da Bahia