Com o descumprimento das ordens municipais para a população ficar o máximo possível em casa, em virtude da pandemia da covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Petrolina, no Pernambuco, pretende tornar as medidas de fiscalização mais severas. Três casos da doença já foram confirmados no município.
Segundo a prefeitura, a prática de esportes nas praças e quadras poliesportivas da cidade ainda é um hábito bastante comum entre os moradores de alguns bairros, apesar das interdições da Guarda Civil. Nas últimas semanas, foram inúmeras apreensões de materiais, como bolas de futebol, nesses locais com aglomerações.
Segundo decreto municipal, aglomerações com mais de 10 pessoas estão proibidas e podem ser alvos de denúncias. No caso de reincidir, as pessoas notificadas podem sofrer penalidades mais sérias. A prefeitura reforça que o pico de contaminação de Covid-19 deve ser entre abril e maio e, por isto, as restrições devem ser seguidas ainda mais à risca.
Diante do cenário atual, a prefeitura aponta como alternativa a possibilidade de manter uma rotina de atividades físicas dentro de casa. Manter o corpo em movimento é essencial para melhorar o sistema imunológico e preservar a saúde mental (confira as dicas de um psicólogo).
Ao presenciar qualquer descumprimento do decreto municipal, denúncias podem ser feitas para a Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública, através dos números 153 ou (87) 98106-7310 (WhatsApp).
Fonte: Ascom Petrolina