Nesta terça-feira (14), a Secretaria da Saúde através da Vigilância Epidemiológica montou uma barreira sanitária na BR-407 com o objetivo de verificar a temperatura das pessoas e possíveis sintomas do COVID 19 dos transeuntes na entrada da cidade.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia e a Polícia Rodoviária Federal. Durante a ação, os profissionais da vigilância epidemiológica utilizaram termômetro infravermelho para medir a temperatura e nenhuma das pessoas verificadas apresentou febre e nem outros sinais relacionados ao coronavírus.
João Felipe Rios de Sousa estava vindo da cidade de Capim Grosso e disse que foi a primeira vez que passou pela barreira sanitária durante o trajeto até a cidade de Juazeiro. “É uma ação positiva para conscientizar mais as pessoas e prevenir também. Durante o nosso trajeto até Juazeiro foi à primeira vez que fomos parados, mas já tinha passado por ações como esta em outras cidades por onde viajamos”, concluiu.
O caminhoneiro Antônio Fernando Cunha de Souza estava vindo da cidade de São Paulo e fala da importância da prevenção. “Durante o meu percurso vi algumas barreiras sanitárias, mas não tinha sido parada por nenhuma, esta é a primeira. Eu vejo como positiva esta ação. A iniciativa é boa para se prevenir com os órgãos de saúde e de segurança atuando para defender sua cidade, saber quem e como estão chegando e proteger contra o coronavírus”, destacou.
Parceiros no combate a proliferação do novo coronavírus, as forças de segurança também estão na linha de frente e auxiliando a secretaria de saúde em Juazeiro. Leonardo Pires estava como supervisor da PRF durante a operação e fala da importância da ação.
“O trabalho da PRF hoje é apoiar a secretaria da saúde de Juazeiro no intuito de fazer uma barreira sanitária junto aos condutores e passageiros dos veículos que estão chegando a Juazeiro pelo principal acesso que é a BR407. A situação é complicada, principalmente para nós que também estamos na linha de frente. Nosso objetivo também é tentar identificar o máximo as pessoas que estejam sintomáticas e fazer os direcionamentos corretos”, explicou.
No apoio à SESAU, a Policia Militar da Bahia, através da 75ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), estava à frente com o cabo Genilson durante a operação no local. “Nós também somos apoio à secretaria da saúde e da PFR. Atuamos na área central e também é importante participar deste momento aqui na entrada da cidade para sabermos como estão as pessoas que entram na cidade. Juntamente com os outros órgãos estamos sendo parceiros e atuando para que essa pandemia passe logo”, explicou.
A barreira montada nesta terça-feira foi à primeira na abordagem aos passageiros em veículos. “Esse foi um momento que alinhamos junto às forças de segurança. Vamos intensificar as ações com essa barreira sanitária em diversos pontos da cidade. O objetivo é identificar de onde estão vindo as pessoas, se apresentam algum sintoma relacionado ao COVID 19. Estamos também orientando para o uso de máscaras, álcool gel, álcool 70%, higienização com água e sabão, verificando a temperatura e pedindo que evitem ao máximo ficarem circulando sem necessidade”, pontuou a Superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Tatiane Malta.
A Secretaria da Saúde disponibiliza um número de telefone que é WhatsApp para que as pessoas que apresentem algum sintoma relacionado ao coronavirus entre em contato direto com profissionais da vigilância epidemiológica. O telefone é o (74) 99819-3089 e funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial.
Ascom SESAU