Nesta segunda-feira, 13, a secretária da Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro – juntamente com a equipe técnica de superintendentes da Sesau – se reuniu com representantes dos médicos,enfermeiros e dentistas da zona rural para tratar sobre solicitações das categorias.
Fabíola Ribeiro lembrou que a gestão municipal já vem adotando medidas para estruturar a rede municipal e oferecer maior segurança a todas as equipes desde os primeiros sinais de alerta quando foram confirmados os primeiros casos de pacientes com o novo coronavírus no Brasil e na Bahia.
“Começamos um planejamento cedo como forma de nos prevenir para o cenário de pico da pandemia que ainda vai acontecer em Juazeiro. Realizamos palestras e capacitações para os profissionais, abastecemos as unidades com material de higienização, entregamos os primeiros Equipamentos de Proteção Individual e o prefeito Paulo Bomfim está alinhado com o governador Rui Costa para conseguir trazer novos leitos de enfermaria e de UTI específicos para o tratamento da Covid-19”, destacou.
Sobre as novas reivindicações, a secretária anunciou a aquisição de novos kits de EPIs que irão garantir máscaras aos profissionais por, no mínimo, os próximos três meses levando-se em conta o número de dias trabalhados que será sistematizado e implantado na atenção básica. Além de diminuir os riscos de exposição, essa medida também garante o acesso aos EPI s para todos os profissionais. Já os motoristas da Sesau que conduzem os profissionais para as unidades também estão recebendo os kits com máscaras e material para higienização dos veículos, e também haverá revezamento das ambulâncias da zona rural para que todos os distritos se mantenham com assistência.
“Seja para os profissionais do primeiro atendimento dos casos suspeitos como também para aqueles que atendem os pacientes confirmados com o novo coronavírus, a Sesau tem focado em ações que vêm garantindo todo o apoio e estrutura necessários. Nosso principal objetivo é assegurar que todas as nossas equipes da rede se sintam tranquilos no dia a dia do trabalho e assim possamos manter a qualidade dos serviços para a população, especialmente nesse período de aflição social causada pela pandemia”, concluiu a secretária.
Luiz Hélio/Sesau