Um homem de 48 anos, que cumpriu o período de isolamento domiciliar, morreu na madrugada desta quinta-feira (16) na cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, após passar mal e procurar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O paciente havia chegado da cidade de Mogi das Cruzes-SP há cerca de 15 dias, e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estava sendo monitorado pela Central de Monitoramento e Vigilância da cidade.
O paciente residia na localidade de Mulungu, na zona rural, e sofria de cardiopatia (problemas no coração), além de ser portador de válvula cardíaca. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o homem apresentou sintomas gripais, e não de coronavírus, na quarta-feira (15) e procurou atendimento na UPA 24h, onde foi realizada a coleta do exame para detecção da covid-19 e posteriormente enviada ao Laboratório Central da Bahia (LACEN), em Salvador.
O paciente veio a óbito ontem (16), mas a secretaria não informou se houve algum tipo de complicação, nem se o paciente estava internado ou se retornou para casa após o atendimento na unidade de saúde. Em nota, o órgão ressaltou que “as vigilâncias epidemiológica e sanitária fizeram todas as orientações de controle com os contactantes bem como medidas relacionadas ao enterro imediato” (leia na íntegra abaixo).
De acordo com o último boletim divulgado ontem (16) pela Secretaria Municipal, Senhor do Bonfim tem 15 notificações para a covid-19. Desses, 13 já foram descartados e 2 estão em investigação. Outros 42 pacientes, que apresentam sintomas gripais, estão sendo monitorados e permanecem em isolamento domiciliar, segundo a secretaria.
Leia a nota da secretaria na íntegra
Prezados bonfinenses. Conforme matéria veiculada em redes sociais da nossa cidade, a Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim informa à população que o paciente residente na localidade de Mulungu, 48 anos, cardiopata e portador de válvula cardíaca, chegou de Mogi das Cruzes/SP há 15 dias, estava em ISOLAMENTO DOMICILIAR E MONITORADO pela Central de Monitoramento e Vigilância.
Apresentou SINTOMAS GRIPAIS, e não de coronavírus, ontem (15/04), sendo atendido na UPA 24h de Senhor do Bonfim. Foi realizada COLETA DO EXAME NASOOROFARINGE (SWAB) e enviada ao Laboratório Central da Bahia (LACEN), em Salvador. Paciente veio a óbito hoje (16/04). As vigilâncias epidemiológica e sanitária fizeram todas as orientações de controle com os contactantes bem como medidas relacionadas ao enterro imediato.
O município de Senhor do Bonfim, conforme protocolo do Ministério da Saúde, aguarda o resultado do exame pelo LACEN para confirmação ou descarte da COVID-19. Reforçamos que as ações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus continuam sendo realizadas constantemente, como monitoramento de pacientes sintomáticos e assintomáticos por vínculos epidemiológicos, barreiras sanitárias, medidas de isolamento social e domiciliar, instalação de Centro de Referência Municipal COVID-19, incentivo ao uso de
máscaras de proteção e a melhor forma de prevenção: FIQUE EM CASA!
Neto Guimarães – Secretário Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim
Da Redação