A Empresa de ônibus Viva Petrolina que vai começar a circular na próxima sexta-feira, dia 15 deste já causa expectativas de melhorias nos usuários deste transporte na cidade. O contrato de transferência da concessão de operação de transporte coletivo do município foi assinado pelo Prefeito Julio Lossio essa semana.
Paulo Souza será um dos 400 mil usuários beneficiados, inicialmente, pelos serviços da empresa e já almeja que seu caminho da escola para casa seja mais confortável. “Vai ser muito bom a entrada da Viva Petrolina porque os ônibus que estão rodando atualmente demoram muito a passar nos pontos. Um dia, eu esperei uma hora e meia no ponto. E, pelo preço da passagem, eles deveriam ser mais confortáveis. Muitos estão velhos e algumas cadeiras estão quebradas”, ressalta.
Outra usuária, Márcia Moreira, também reclama do serviço das antigas empresas. “Os ônibus são muito cheios, demoram de passar e os bancos não são confortáveis. Com as propostas da Viva Petrolina vai ser muito bom, as expectativas são ótimas, principalmente para quem precisa pegar mais de um ônibus para chegar ao seu destino”, explica.
O Prefeito Julio Lossio teve alguns cuidados na contratação da empresa, pois o antigo serviço de transporte coletivo gerou insatisfação na cidade. “Após alguns estudos, descobrimos que a deficiência no sistema de transporte público é a área mais reclamada pela população”, destacou. Desta forma, o Prefeito determinou que os proprietários da Viva Petrolina mantenham residência fixa na cidade. “Essa medida fará com que os donos da nova concessionária sintam e vivam o serviço no dia-a-dia, para avaliar corretamente as melhorias que devam ser operadas no sistema”, salientou.
Também foi exigida uma frota com maior número de carros em condições adequadas de uso, sistema integrado de passagens, o chamado Bilhete Integrado de Petrolina – BIP e um Circular Universitário.