Na manhã de ontem (15), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, acompanhado do coordenador do Programa Municipal Petrolina Cidadã, Julio Costa e comitiva, visitou o Centro de Recuperação Lar Feliz (CERELF), localizado no Sítio Porteira, a 17 km da sede do município. A visita ocorreu como forma de angariar dados e conhecimento quanto ao trabalho realizado pela instituição de iniciativa da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, para compor o Programa de Frente de Combate às Drogas, a ser lançado pelo município.
Em fase de construção do projeto, as primeiras ações já estão sendo planejadas como forma de, inclusive, integrar os centros de reabilitação existentes no município no auxílio para a recuperação de dependentes químicos. “Estamos em fase de construção do Projeto de Frente às Drogas, mas saí do Centro convencido de que não se pode combater as drogas com outras drogas. Vejo que é possível a libertação do vício sem o uso de medicamentos. O aprendizado permitido através dessa visita foi muito importante para que possamos nos aperfeiçoar para oferecer ações efetivas também nesse sentido”, frisou o prefeito Julio Lossio, referindo-se ao trabalho realizado pelo grupo onde nenhuma medicação é utilizada no processo de reabilitação.
O Cerelf funciona há 18 anos e segundo o coordenador do Centro, Valmir Evangelista de Araújo, cerca de 800 pessoas e famílias já foram atendidas com o trabalho, reintegrando as pessoas à sociedade. “Estamos prontos para ajudar, mas, primeiramente as pessoas precisam querer se ajudar e decidir por deixar as drogas. Nosso trabalho é realizado com uma visão cristã, onde nos baseamos nos princípios bíblicos e aqueles que decidem por uma nova vida conseguem a mudança tão desejada”, explicou.
Com atividades diárias e planejadas para a reabilitação, o tratamento é feito em três fases de três meses cada. O centro tem capacidade para aproximadamente 40 pessoas, mas atualmente atende 13.