A “Coletânea Luiz Gonzaga: arte pop do povo” é o tema da exposição que homenageia o centenário do cantor mais conhecido e renomado do sertão nordestino, que disseminou para todo o Brasil e para o mundo, a cultura do sertanejo, as suas lutas, tristezas, alegrias e amores, através do som da sanfona, da zabumba e do triângulo.
A exposição iniciará na próxima terça-feira (19) e estará aberta ao público até o dia 13 de julho, no Museu do Sertão, localizado no Centro de Petrolina, atrás do Fórum. A mostra é uma iniciativa do Museu do Sertão em parceria com a Secretaria de Cultura do município.
Para comemorar o centenário de Luiz Gonzaga, essa exposição traz um diferencial para o público, pois não mostra instrumentos, objetos pessoais de Gonzaga, mas sim uma visão crítica construtiva de outros artistas da região, em relação ao Rei do Baião.
A coletânea reúne a visão dos artistas: Jocélio Belo, Rinaldo Lima, Sr. Cordeiro, Iranildo Moura, Cia de Dança do Sesc, Cisso Rodrigues, Uilton Pereira, Cassio Lucena, Ney Vital e Fabiana Santiago, por meio de pintura, artesanato em pedra e madeira, escultura, música e fotografia.
“Este ano, com a comemoração do Centenário de Luiz Gonzaga, muitos eventos estão homenageando o forrozeiro com apresentações referentes à sua vida. Nós resolvemos fazer diferente, e mostrar os múltiplos olhares sobre Luiz Gonzaga, vários recortes sobre uma única pessoa”, frisou o curador da exposição, Thom Galiano.