O governo de Pernambuco liberou, na terça (31), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para adolescentes com idades entre 12 e 17 anos. A recomendação da dose de reforço para pessoas nesta faixa etária foi ampliada pelo Ministério da Saúde na sexta (27). O estado também recomenda e autoriza que os municípios realizem a quarta dose de quem tem entre 55 e 59 anos.
De acordo com o estado, essa decisão foi tomada após recomendação do Comitê Estadual de Acompanhamento da Vacinação. Atualmente 626.456 jovens nesta faixa etária estão aptos a tomar a terceira dose do imunizante contra o novo coronavírus no estado.
Por recomendação do Ministério da Saúde, a dose de reforço nos adolescentes deve ser feita, preferencialmente, com imunizante da Pfizer. No entanto, em caso de falta, está autorizada a imunização do grupo com a vacina da Coronavac.
De acordo com o governo, foi definido que os municípios que possuem estoque dos imunizantes já podem iniciar a vacinação desse público enquanto o estado aguarda o envio de novas doses pelo governo federal.
A superintendente estadual de Imunizações, Ana Catarina de Melo, pediu que a imunização de quem já tomou a segunda dose há quatro meses seja feita o quanto antes.
“Ainda estamos em um cenário incerto para Covid-19, então precisamos reforçar a vacinação desse grupo. Lembrando que a proteção da Covid-19 só é completa após o término do esquema básico mais as doses de reforço”, disse.
G1 Pernambuco