Juazeiro

Ações da Seduc corrigem deficiências no ensino-aprendizagem causadas pela pandemia e mostram resultados positivos

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), desenvolveu um programa de regularização do fluxo estudantil, contando com diversas estratégias de recomposição de aprendizagem no pós-pandemia. O objetivo é garantir o direito de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e alunos no contexto da Educação Especial e Inclusiva.

Por meio de um conjunto de ações sistematizadas para minimizar as perdas no processo de aprendizagem dos estudantes, foi concebido e está sendo implementando o ‘Programa #borAgir’, cujo objetivo é oferecer às escolas municipais um cenário de recomposição da aprendizagem, de maneira abrangente, capaz de dar possibilidades para a criação de estratégias de adequação do projeto pedagógico escolar e das práticas pedagógicas.

O programa conta com iniciativas como aplicação de Avaliação Diagnóstica, Parada Pedagógica, Tutorias Pedagógicas, TV Escola, que dispõe de uma programação focada no direito de aprender em todos os Segmentos de Ensino, Espaço Humanizar, Formação Itinerante, Conecta SAEB, Materiais Estruturados Diversificados, Programas de Regularização do Fluxo, rede de apoio ao profissional, valorização do professor, rede de escuta e diálogo com o sindicato, Documento Referencial Curricular de Juazeiro, que contempla a Educação Infantil, Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Anos Finais, Educação Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação do Campo.

Através da Parada Pedagógica, escolas do Ensino Fundamental receberam a intervenção do Ensino e Formação da Seduc com o intuito de trabalhar a organização, metodologia e objetivos de ensino, tendo como ação principal, a recomposição das aprendizagens dos estudantes no contexto de pós-pandemia da Covid-19, por meio da enturmação dos mesmos por nível de aprendizagem e não por ano escolar.

Ações paralelas ao #boragir

Com o objetivo de acompanhar continuamente e oferecer o apoio necessário às unidades escolares, de modo a contribuir com o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças e adolescentes, o Centro de Atendimento Psicossocial, Espaço Humanizar, vinculado à Seduc, executa e apoia ações e projetos do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão (NAPSI), realizando interlocução com as escolas da rede municipal de ensino na perspectiva de potencializar a sua função social. O Humanizar atua na promoção do processo de ensino-aprendizagem, ofertando atendimento multiprofissional de forma intersetorial aos estudantes com deficiência, autismo, discalculia e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), bem como aos profissionais da educação.

Inovações

Considerando ainda a proposta curricular vigente no município e os materiais didáticos estruturados, foram realizadas visitas sistemáticas da coordenação pedagógica às salas de aulas, visando dar suporte didático pedagógico aos educadores e equipes gestoras, aulas focadas na alfabetização com a preocupação na recomposição de aprendizagens fragilizadas pela pandemia, trazendo a ludicidade e literatura como meios de sensibilização para temas a serem estudados, por meio Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), e dos Programas Educacionais Palavra Cantada, Toriba e Majog desenvolvidos pela Seduc.

A Tutoria de aprendizagem, ação do #borAgir, também compõe as estratégias adotadas para acompanhar e intervir no processo de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental, cujos resultados da Avaliação Diagnóstica identificaram grandes dificuldades em acompanhar o ano em que estão matriculados, desenvolvendo um trabalho com foco nas aprendizagens e habilidades não desenvolvidas de forma individual e personalizada por meio do apoio de um pedagogo e membros da equipe de ensino e formação, que exercem a função de Tutor de Aprendizagem, garantindo o atendimento e a qualidade do aprendizado.

Resultados

A Coordenadora Municipal das Escolas de Tempo Integral e Referência, Gerlane Fernandes, falou sobre os resultados já alcançados. “Fazendo uma análise dos resultados do início da execução das ações do Programa #borAgir em maio, até o momento, podemos considerar que alcançamos um resultado surpreendente, comprovados, por exemplo, nas escolas municipais Estação do Saber José Carlos Tanuri e Prof.ª Maria Mazzarello Cavalcanti Reis da Rocha. Considerando as linhas de base inicial e medial, na Estação do Saber, havia apenas 16 alunos no nível alfabético, enquanto hoje, nós contamos com 52 alunos no mesmo nível, mostrando um resultado bastante significativo, cerca de 50% dos alunos matriculados. Na escola de referência em alfabetização, Mazzarello, nós tínhamos 30 alunos alfabetizados, enquanto hoje, nós temos 152 estudantes alfabetizados, demonstrando que todos os esforços e estratégias traçadas pela gestão municipal tem conquistado resultados satisfatórios e surpreendentes”, destacou Gerlane.

Ascom/PMJ

Foto: PMJ

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

post-image

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

Devido ao recesso de fim de ano na Corte, que começa no dia 19 de dezembro e termina em 1° de fevereiro de 2025, a expectativa é a de que o julgamento da…

Read More
Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More
Política Relevantes

Dos 417 prefeitos eleitos, apenas 77 têm propostas voltadas para combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial

post-image

Reportagem do site parceiros Bahia Notícias, texto da jornalista Ana Clara Pires, revela que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a Bahia é o estado com a maior população negra do Brasil, com 80,2% dos habitantes se autodeclarando pretos ou pardos. Essa significativa representatividade ressalta o papel histórico e cultural da população negra no estado, que é também um importante cenário de debates sobre racismo e políticas de igualdade. No entanto, essa realidade também expõe os desafios contínuos no enfrentamento da desigualdade social e na luta contra a discriminação.

Apesar deste dado, apenas 77 prefeitos eleitos no estado apresentam propostas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias. Esse número representa uma discrepância significativa entre a composição racial da população e a prioridade dada às políticas…

Read More
Política Relevantes

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

post-image

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e Unesco tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e…

Read More
Política Relevantes

Transição energética e agenda bilateral são destaque no 2º dia do G20

post-image

O segundo e último dia da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, vai ser marcado, nesta terça-feira (19), por discussões sobre transição energética e agendas bilaterais, além da transmissão da presidência rotativa do grupo das principais economias do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros reservados com líderes de quatro países. Todos esses compromissos serão no Museu de Arte Moderna, na região central da cidade. 

O primeiro compromisso de Lula, às 9h15, é com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Às 10h, haverá a terceira sessão da reunião de líderes. O tema é o desenvolvimento sustentável e transição energética, um dos interesses prioritários do Brasil no G20. Pouco depois das 12h haverá a sessão de encerramento da cúpula e a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África…

Read More
Política Relevantes

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

post-image

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpula de Líderes do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), onde o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.

Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade para debaterem um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20 ao longo de um ano. A única ausência será a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

O primeiro eixo da presidência brasileira no G20 é o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O segundo é o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às…

Read More
Política Relevantes

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

post-image

O climatologista Carlos Nobre, referência mundial sobre o tema, considera insuficientes as propostas apresentadas até agora pelos países na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão.

Segundo Nobre, as partes do Acordo de Paris ainda não foram capazes de avançar na meta de reduzir as emissões do planeta de gases de efeito estufa em 43% até a COP28 e, se fossem capazes, essa estratégia não seria mais eficiente para manter o aumento da temperatura planetária em 1,5 grau Celsius (ºC) acima do período pré-industrial. “Nós já estamos há 16 meses com a temperatura elevada em 1,5 grau. Existe enorme risco de ela não baixar mais. A partir de agora, se ficar três anos com 1,5 grau, a temperatura não baixa mais”, afirma.

Alcançar os 43% já…

Read More