Em mais uma ação voltada para o incentivo ao empreendedorismo, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) participou na manhã de ontem (31) da primeira reunião interna dos Agentes de Desenvolvimento Econômico (AD) de Juazeiro e integrantes do Comitê Gestor do programa Cidade Empreendedora. A reunião aconteceu no Espaço Colaborar que fica na sede da Adeap e contou com a participação do secretário da Adeap, Carlos Neiva, dos Agentes de Desenvolvimento Econômico no município, Integrantes do Comitê Gestor do Programa Cidade Empreendedora, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ), do Rotary Club de Juazeiro, e ainda representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) e de Educação e Juventude (SEDUC).
O objetivo do encontro foi discutir e avaliar os números obtidos por Juazeiro no Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE), que mede o grau de desenvolvimento das cidades brasileiras em relação ao ambiente de negócios. O Gerente Regional do Sebrae, Carlos Cointeiro, abriu o evento por videoconferência e na sequência a Agente Territorial do Sebrae, Quelliane Martins, conduziu os debates. “Juazeiro teve uma ótima pontuação no ICEE de 2022 (6.8), mas a nossa meta é melhorar essa nota, construindo políticas públicas que beneficiem os empreendedores locais”, explicou Quelliane.
O programa
O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae em parceria com as prefeituras municipais, que visa melhorar o cenário econômico local através da implantação de políticas públicas e ações de fomento aos pequenos negócios. O secretário da Adeap, Carlos Neiva, destacou a importância da integração dos agentes de desenvolvimento econômico e dos membros do comitê gestor para a execução das ações do programa.
“Temos uma equipe comprometida e qualificada para fazer de Juazeiro uma cidade mais próspera e inovadora. A Adeap tem o que chamamos de Central do Empreendedor, com estrutura diferenciada para auxiliar os pequenos negócios, através da Sala do Empreendedor e do Espaço Colaborar. O programa Cidade Empreendedora dá o suporte técnico e metodológico para planejar e implementar as estratégias que vão beneficiar os pequenos empreendedores, gerar mais emprego e renda para a população, é com esse propósito que a gestão da prefeita Suzana Ramos tem investido no fomento ao empreendedorismo e que estamos aqui hoje”, afirmou Neiva.
Ascom Adeap/PMJ
Foto: Divulgação