Relevantes

Entenda a controvérsia em torno da lei da Alienação Parental; deputadas defendem mudanças na legislação

Lei para impedir afastamento de criança ou adolescente do outro responsável legal está sendo acionada como forma de vingança em casos de divórcio

Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado este ano no dia 13 de agosto, voltou à tona o debate sobre o tema da “alienação parental”, que ocorre quando uma criança ou adolescente é afastada de um genitor, mãe ou pai, ou responsável legal por outro. O assunto têm rendido discussões no Congresso Nacional, onde há um Projeto de Lei (PL 2812/2022) solicitando a revogação da lei da alienação parental.

O QUE DIZ A LEI?

Segundo a Constituição, a lei 12.318/2010, conhecida como “Lei da Alienação Parental”, considera o ato de alienação parental se dá quando um dos genitores ou mesmo algum responsável legal dissemina mentiras e tenta manipular a criança ou adolescente para que rejeite, afaste ou pense negativamente sobre outro responsável. Além disso, a alienação consiste em atitudes de dificultar o convívio das crianças e adolescentes com seus cuidadores.

De acordo com o advogado e Colunista On Otávio Leal, uma das motivações para os debates em torno da lei de alienação parental é a inspiração original do dispositivo. Esse artigo da lei brasileira foi baseado na “Síndrome de Alienação Parental” (SAP), proposta pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner na década de 1980. O psiquiatra tem um histórico de acusações de abuso sexual de menores de idade.

Além disso, diz Leal, apesar de, teoricamente, ser uma ferramenta pensada para facilitar o convívio de um menor após a separação dos pais e resguardar seus direitos ao convívio, a lei tem sido usada de maneira controversa. O advogado afirma que o artigo tem sido acionado como forma de retaliação e vingança por um divórcio indesejado, vários pais e mães acabam se aproveitando desse instrumento para atingir o antigo parceiro, de modo a retirar direitos e até mesmo a guarda.

DEBATES EM TORNO DA LEI

Um projeto de lei enviado ao congresso pelas deputadas Fernanda Melchionna (RS), Sâmia Bomfim (SP) e Vivi Reis (PA), todas do PSOL, traz em suas páginas argumentos como um documento da ONU, de 2011, recomendando que os países não aprovassem a síndrome de alienação parental em processos e audiências de custódia.

Uma das defensoras do projeto, a deputada baiana Alice Portugal (PCdoB), afirmou ao Aratu On que o grupo de congressistas buscam alterar pontos considerados essenciais. “Mas nosso texto não foi considerado no Senado Federal. Obviamente o debate continua nesta nova legislatura, que em breve deve ser objeto de nova tentativa de deliberação”.

Otávio Leal reconhece as falhas de aplicação da lei, mas acredita que o caminho não é a revogação, uma vez que ela é útil em determinados casos. Para o advogado, não se deve condenar a legislação por erros de juízes ou advogados. “O que precisa é a gente se capacitar, ter um olhar empático com essas crianças, um olhar eficiente, tentando sempre entender o que há por trás daquela situação”, afirma Leal.

O advogado destaque as possíveis punições impostas para quem promove a alienação. Dentre eles estão advertência, ampliação o regime de convivência familiar em favor do genitor alienado, multa para o alienante ou mesmo a alteração ou inversão de guarda do jovem. “Entendo que quando a família chega à justiça, é porque a família faliu, o ideal é que haja diálogo e o compromisso com criar essa criança”, afirma o advogado.

Alice Portugal explica que a proposta das deputadas não é pela revogação total da lei, mas determinadas mudanças, como a impedir a inversão automática da guarda. Segundo a congressista, a tentativa é tornar o dispositivo mais útil a fim de “desenvolver e aprimorar as políticas públicas voltadas à consolidação do conceito de parentaldiade, na resolução pacífica de conflitos, na responsabilidade compartilhada, igualdade de gênero”.

MARCAS NO PSICOLÓGICO

As formas de se comprovar casos de alienação parental passam por investigação e acompanhamento psicológico infantil, para decifrar a criança e entender qual a real situação vivenciada, bem como ofertar um acolhimento para ela, como forma de preservá-la diante de um processo.

Algumas características provocadas pela alienação parental podem ser notadas na criança ou adolescente. De acordo com a psicóloga Jéssica Castelo Branco, “comportamentos incomuns” são sempre elementos que devem despertar o alerta nos pais e responsáveis.

Acontece da criança se tornar hostil, rejeitando ou expressando sentimentos negativos em relação ao alienado sem o motivo aparente”.  Outro sinal da alienação parental é a repetição de críticas e acusações falsas ou exageradas sem demonstração de culpa pela criança ou adolescente. A especialista comenta ainda que outro comportamento típico é o isolamento, onde se evita o contato com o outro genitor.

O QUE FAZER

A psicóloga destaca que os filhos têm direito a desenvolver relações como quiser e, não, sob controle dos cuidadores. “A criança é livre, ela precisa ser livre para pensar, para ter ideias, para ter sentimentos, para ser vista e amada pelo outro genitor”. Ela afirma que os responsáveis por crianças ou adolescente precisam encontrar formas saudáveis de lidar com o conflito conjugal e a separação.

De acordo com Jéssica, a terapia pode ter uma função importante na resolução dos problemas acarretados pela alienação parental: “a psicologia pode ajudar tanto a prevenir quanto a tratar os casos de alienação parental, dando orientação e apoio aos pais ou responsáveis, para que possam compreender os efeitos negativos que essa alienação parental pode causar na vida da criança”.

Fonte: Aratu On

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Tribunal Penal Internacional emite prisão para Netanyahu e líderes do Hamas

post-image

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão, nesta quinta-feira, 21, contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, o ex-ministro da Defesa Yoav Gallant e integrantes da cúpula do Hamas, acusando-os de crimes de guerra e crimes contra a humanidade devido à guerra em Gaza e aos ataques de outubro de 2023 que desencadearam a ofensiva de Israel na Palestina.

A decisão transforma Netanyahu e os outros em suspeitos procurados internacionalmente e é provável que os isole ainda mais e complique os esforços para negociar um cessar-fogo para pôr fim ao conflito de 13 meses. Mas as suas implicações práticas podem ser limitadas, uma vez que Israel e o seu principal aliado, os Estados Unidos, não são membros do tribunal e vários integrantes do Hamas foram posteriormente mortos no conflito.

Netanyahu e outros líderes israelenses condenaram o pedido…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Uvas brasileiras na China: Guilherme Coelho comemora abertura de mercado

post-image

Na quarta-feira (20), os governos do Brasil e China acertam a abertura do mercado chines para as uvas brasileiras. O anúncio foi feito durante encontro entre os presidentes Lula e Xi Jinping em Brasília. O presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, representou o setor da fruticultura no evento.
 
Segundo Guilherme Coelho, foram quatro anos de negociações para fechar o acordo comercial. “Após muito trabalho, podemos comemorar essa importante conquista para a fruticultura, sobretudo para o Vale do São Francisco, principal produtor de uvas do Brasil. Nossos produtores terão acesso a um mercado de mais de 1 bilhão e 400 mil de pessoas. Isso trará reflexos para a economia local com geração de mais emprego e renda para a nossa gente”, disse.
 
Além das uvas frescas, o Brasil também poderá comercializar gergelim, sorgo e produtos de peixe como farinha…

Read More
Política Relevantes

Dos 417 prefeitos eleitos, apenas 77 têm propostas voltadas para combate ao racismo e promoção da Igualdade Racial

post-image

Reportagem do site parceiros Bahia Notícias, texto da jornalista Ana Clara Pires, revela que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a Bahia é o estado com a maior população negra do Brasil, com 80,2% dos habitantes se autodeclarando pretos ou pardos. Essa significativa representatividade ressalta o papel histórico e cultural da população negra no estado, que é também um importante cenário de debates sobre racismo e políticas de igualdade. No entanto, essa realidade também expõe os desafios contínuos no enfrentamento da desigualdade social e na luta contra a discriminação.

Apesar deste dado, apenas 77 prefeitos eleitos no estado apresentam propostas específicas voltadas para a promoção da igualdade racial, segundo levantamento feito pelo Bahia Notícias. Esse número representa uma discrepância significativa entre a composição racial da população e a prioridade dada às políticas…

Read More
Política Relevantes

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

post-image

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas. A Iniciativa Global para Integridade da Informação sobre Mudanças do Clima é uma intervenção para impulsionar o apoio a ações climáticas urgentes em um momento em que os cientistas alertam que o tempo do mundo está se esgotando.

A ONU e Unesco tornaram-se parcerias importantes do governo brasileiro neste desafio. Outros países e organizações internacionais comprometidos com as metas climáticas e o compromisso com a integridade da informação estão sendo convidados a participar. Até agora, Chile, Dinamarca, França, Marrocos, Reino Unido e…

Read More
Política Relevantes

Transição energética e agenda bilateral são destaque no 2º dia do G20

post-image

O segundo e último dia da reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro, vai ser marcado, nesta terça-feira (19), por discussões sobre transição energética e agendas bilaterais, além da transmissão da presidência rotativa do grupo das principais economias do mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá encontros reservados com líderes de quatro países. Todos esses compromissos serão no Museu de Arte Moderna, na região central da cidade. 

O primeiro compromisso de Lula, às 9h15, é com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. Às 10h, haverá a terceira sessão da reunião de líderes. O tema é o desenvolvimento sustentável e transição energética, um dos interesses prioritários do Brasil no G20. Pouco depois das 12h haverá a sessão de encerramento da cúpula e a cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África…

Read More
Política Relevantes

Cúpula de Líderes do G20 começa nesta segunda

post-image

A partir desta segunda-feira (18), os olhos do mundo estarão voltados para o Rio de Janeiro. Começa a Cúpula de Líderes do G20 (grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana), onde o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.

Ao todo, 19 chefes de Estado e de Governo estão na cidade para debaterem um documento que chegue a um consenso entre os três eixos que marcaram a presidência brasileira no G20 ao longo de um ano. A única ausência será a do presidente russo, Vladimir Putin, que será representado pelo ministro das Relações Exteriores do país, Sergei Lavrov.

O primeiro eixo da presidência brasileira no G20 é o combate à fome, à pobreza e à desigualdade. O segundo é o desenvolvimento sustentável, o enfrentamento às…

Read More
Política Relevantes

“Estamos a caminho de um suicídio planetário”, diz climatologista

post-image

O climatologista Carlos Nobre, referência mundial sobre o tema, considera insuficientes as propostas apresentadas até agora pelos países na 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que está sendo realizada em Baku, no Azerbaijão.

Segundo Nobre, as partes do Acordo de Paris ainda não foram capazes de avançar na meta de reduzir as emissões do planeta de gases de efeito estufa em 43% até a COP28 e, se fossem capazes, essa estratégia não seria mais eficiente para manter o aumento da temperatura planetária em 1,5 grau Celsius (ºC) acima do período pré-industrial. “Nós já estamos há 16 meses com a temperatura elevada em 1,5 grau. Existe enorme risco de ela não baixar mais. A partir de agora, se ficar três anos com 1,5 grau, a temperatura não baixa mais”, afirma.

Alcançar os 43% já…

Read More
Política Relevantes

Reunião de cúpula do G20 decidirá sobre taxação de super-ricos

post-image

A reunião de cúpula do G20 decidirá, na próxima semana, sobre a principal proposta do Brasil durante a presidência no grupo. Os chefes de Estado e de Governo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana debaterão a taxação dos super-ricos como fonte de financiamento para o combate à desigualdade e o enfrentamento das mudanças climáticas.

Apresentada pelo Brasil em fevereiro, durante a reunião dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, em São Paulo, a proposta foi mencionada como ambiciosa pelo próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A presidência brasileira no G20 defende um imposto mínimo de 2% sobre a renda dos bilionários do mundo, que arrecadaria entre US$ 200 bilhões e US$ 250 bilhões anualmente, conforme um dos autores da proposta, o economista francês Gabriel Zucman.