A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), participou na última sexta-feira (11) da programação comemorativa ao Dia do Recaatingamento, uma ação promovida pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada-IRPAA, com o patrocínio do governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A programação aconteceu na comunidade de Sítio, interior de Sento-Sé, e contou com atividades como: visita a área de atuação da ação, plantio de mudas de espécies nativas, palestra educativa e apresentações culturais com poesia, vídeo e história da comunidade.
De acordo com a gestora da Sematur, Tereza Rodrigues, a secretaria foi convidada para ministrar uma palestra educativa sobre o tema recaatingamento. “A gestão da prefeita Ana Passos sempre incentiva, fomenta e participa do desenvolvimentos de ações que busquem promover melhorias para a cidade, como é o caso do Recaatingamento. Fomos convidados a participar, realizando um momento educativo, que foi conduzido pelo coordenador de Educação Ambiental da Sematur, Geraldo Cabral e a nossa avaliação é a mais positiva possível”, avaliou Tereza Rodrigues, destacando que as mudas plantadas durante a ação também foram doadas pela gestão municipal.
Bruno Gonçalves da Silva, é o articulador municipal do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) em Sento-Sé e explica que a programação teve como objetivo comemorar o dia do Recaatingamento da comunidade de Sítio, “valorizando a experiência da ação e a história da comunidade. Convidamos vários parceiros, pois é importante o envolvimento de todos para evidenciar a ação do recaatingamento e fortalecer a sua execução”, disse Bruno.
O Recaatingamento – é uma ação de preservação ambiental que busca contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais. A ação é desenvolvida em comunidades rurais de sete municípios baianos, desenvolve um conjunto de medidas de promoção do bem-estar da Caatinga e de sua população através de uma proposta pedagógica, integral e multidisciplinar que acredita que a melhor forma de viver e produzir no semiárido é através do que a Caatinga oferece.
Envolve diretamente 140 famílias em atividades de preservação do meio ambiente, com uma atuação direta nas comunidades de Angico, no município de Canudos, Melancia, em Casa Nova, São Mateus, em Curaçá, Fartura, em Sento Sé, Poço do Juá, em Sobradinho, Serra dos Campos Novos, em Uauá e Curral Novo, em Juazeiro.
Fonte: Ascom