O boletim médico desta sexta-feira (18/8) informa que o ícone do futebol brasileiro apresentou sinais de melhora, mas segue internado.
A infecção é causada por uma bactéria que invade o trato urinário. Ela pode ocorrer devido à má higiene no órgão genital. Segundo o urologista Mario Chammas, do Hospital DF Star, o problema de saúde é simples desde que não evolua para os rins.
“A internação do paciente vai depender do grau da infecção. Um quadro infeccioso simples que atinge apenas a bexiga, dificilmente vai necessitar de internação. Entretanto, quando ela evolui em direção ao rim e passa a causar dores intensas, o paciente pode precisar dar entrada no hospital, especialmente pessoas da terceira idade em que o funcionamento fisiológico não possui tantas defesas quanto o de um jovem”, explica Chammas.
Outra possível consequência é a perda de controle da infecção e tornar-se um problema generalizado, no qual a bactéria atinge a corrente sanguínea e pode causar uma sepse, resposta séria e exagerada do corpo para reagir contra o agente infeccioso. A reação pode acelerar o coração e envolver outros problemas cardíacos.
Confira alguns sinais e sintomas de infecção urinária:
- Ardência ao urinar
- Urinar com maior frequência
- Dores locais
- Febre, em casos graves
Outros fatores de risco para infecção urinária
“Um fator de risco para idosos é o uso de fraldas associada à má higiene. Ela abafa a região genital e, caso esteja molhada, pode tornar o ambiente propício para a produção de bactérias causadoras do problema”, alerta Chammas.
Além da má higiene, o urologista chama a atenção para o aumento da próstata, que ocorre conforme a idade avança. O crescimento dos órgãos pode causar dificuldade para urinar e levar à retenção de resíduos que podem, ou não, conter bactérias.
Créditos: Metrópoles.