O senador licenciado Jarbas Vasconcelos (MDB) anunciou nesta terça-feira (5) que vai se aposentar da vida política. O político pernambucano, de 81 anos, formalizou a renúncia do cargo junto ao Senado.
Vasconcelos se afastou do Senado em dezembro de 2022, para um tratamento de saúde. Este é o quinto ano de seu mandato, que foi iniciado em 2018, junto com Humberto Costa (PT).
O senador tem uma longa trajetória na política. Ele foi um dos fundadores do MDB, partido pelo qual foi eleito deputado estadual entre 1971 e 1975, deputado federal entre 1975 e 1979 e entre 1983 e 1985.
Nas primeiras eleições do país após a redemocratização do Brasil, foi eleito prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos: entre 1986 e 1988 e entre 1993 e 1996. Também foi governador de Pernambuco por dois mandatos, entre 1999 e 2006.
De volta ao Congresso Nacional, foi eleito senador entre 2007 e 2015. Na sequência, foi eleito deputado federal entre 2015 e 2018. Em 2019, iniciou o atual mandato como senador.
Com a aposentadoria de Vasconcelos, o senador Fernando Dueire (MDB), que já exerce o cargo desde dezembro de 2022, assume definitivamente o mandato.
Eis a íntegra do pronunciamento de Jarbas Vasconcelos:
“Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas.
Posso dizer, com orgulho, que tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe técnica e política competente. Juntos, soubemos priorizar a participação popular, modernizar as estruturas de atuação municipal e estadual, fazer relevantes obras de infraestrutura, investir na cultura, na educação, na saúde e na criação de importantes programas e iniciativas que impulsionaram a economia do estado.
Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor.
É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao país será dada, de agora em diante, de outra forma. Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. À minha família meu mais profundo agradecimento por sempre estarem ao meu lado. A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso.
Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu estado nos últimos 50 anos da minha vida.”
Gazeta Brasil – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.