A rede municipal de ensino de Juazeiro teve quatro alunas premiadas nas categorias vídeo e notícia, do Concurso Despertar 2023. A premiação, realizada, nesta quinta-feira (16), no Centro de Convenções de Salvador (BA), reuniu estudantes e professores de toda a Bahia. O concurso é uma das ações do programa Despertar, uma das iniciativas de promoção social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
O objetivo do concurso é apresentar ações exitosas nas cadeias produtivas locais, realizadas por estudantes e professores nas escolas do campo dos municípios envolvidos no programa Despertar. Em 2023, o concurso teve como tema: “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo”. Os estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental puderam participar nas categorias Desenho, Notícia e Vídeo. Já os professores participaram na categoria Experiências Pedagógicas. Ao todo, foram inscritos 2.744 trabalhos, sendo que 10 produções de cada categoria foram selecionadas para premiação.
A coordenadora do programa Despertar na Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro, Michele Viana, comentou a premiação. “Esse é um momento de muita alegria para todos nós da rede municipal de ensino de Juazeiro. O município está representado em um dos programas que tem feito a diferença na nossa cidade. Tivemos três estudantes da Escola Municipal Eliseu Santos premiados na categoria Notícia e uma estudante da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, uma de nossas agentes Despertar, na categoria vídeo”, contou Michele.
A estudante Ingrid Caroline Lopes de Souza, aluna da Escola Municipal Eliseu Santos, agradeceu o prêmio e a oportunidade de fazer parte do projeto. “Eu estou muito feliz e agradecida por poder participar do Programa Despertar e conquistar o prêmio na categoria Notícia. Foi um reconhecimento do meu trabalho e o da minha Escola Eliseu Santos. É, também, uma esperança para mim e para os meus colegas de que podemos fazer a diferença no mundo com a nossa educação e amor pela natureza”, disse Ingrid.
Aluna da Escola Municipal Manoel Nunes de Amorim, Lorena Almeida também comentou sobre o prêmio. “Sou agende Despertar desde 2022 e graças aos meus professores, à minha escola e colegas, eu consegui desenvolver algumas atividades que me fizeram ser premiada aqui em Salvador. Eu fiquei muito feliz com isso e espero que ano que vem eu venha de novo”.
Premiados
Any Vitória Rodrigues de Oliveira – Escola Municipal Eliseu Santos
Categoria: Notícia (Séries iniciais do Ensino Fundamental)
Aparecida Ciany Souza Desidério – Escola Municipal Eliseu Santos
Categoria: Notícia (Séries finais do Ensino Fundamental)
Ingrid Caroline Lopes de Souza – Escola Municipal Eliseu Santos
Categoria: Notícia (Séries finais do Ensino Fundamental)
Lorena Almeida de Carvalho – Escola Municipal Manoel Nunes de Amorim
Categoria: Vídeo (Séries finais do Ensino Fundamental)
—
Texto: Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ