Nesta terça-feira (4), a população de Juazeiro poderá prestigiar mais um ano de existência do Rio São Francisco. Amanhã, será realizada uma série de homenagens com exposições fotográficas, exibição de vídeos e apresentações musicais na Praça Santiago Maior, localizada na Orla da cidade, a partir das 18h.
Com o tema “Nesse 4 de outubro vamos dar água a quem precisa”, a ação em praça pública é uma forma de chamar a atenção da sociedade a refletir sobre a importância do São Francisco para a região, ao mesmo tempo em que lembra seu estado de degradação e a urgência de políticas eficazes.
O evento, que é uma iniciativa da Articulação Popular São Francisco Vivo, vem atuando desde 2005 em todas as regiões da Bacia Hidrográfica do São Francisco em defesa do Rio e dos povos ribeirinhos.
De acordo com representantes do movimento, o momento é de reflexão, de provocar a população a pensar sobre a atenção que o Velho Chico precisa. Nesse sentido, movimentos sociais, estudantes e artistas se reúnem com o propósito de denunciar a problemática que o rio enfrenta e somar esforços na luta por uma real revitalização para o Rio São Francisco.
O Velho Chico, sempre tão cantado, poetizado, conhecido por suas riquezas e belezas, banha cinco estados do Brasil e é responsável por movimentar a economia da região. No entanto, a ação humana tem provocado uma agressão cada vez maior contra o rio que dá o sustento de muita gente.
Hoje, é comum a entrada de esgotos diretamente no rio, dejetos químicos de fábricas, lixos, agrotóxicos, entre outras formas de poluição das águas, que acarretam conseqüências como assoreamento, diminuição dos peixes, contaminação da água, entre outros problemas.
Por Catharine matos
Com informações da Ascom da Rede de Educomunicadores/as Populares da Bacia do São Francisco.