O deputado federal Fernando Filho (PSB) foi aclamado, sábado (30), na convenção da Unidade por Petrolina que homologou sua candidatura à prefeitura da cidade sertaneja. O Ginásio de Esportes Osvaldo do Flamengo foi pequeno para a militância dos 18 partidos que compõe a maior coligação da história do município, que lotou o espaço desde as 16h. O evento só acabou depois das 22h e os presentes não foram embora até o último discurso. O advogado Gennedy Patriota (PTB), filho do também deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), é o vice na chapa que coloca as famílias Coelho e Patriota novamente no mesmo palanque em Petrolina.
A grande quantidade de partidos da coligação fez com que toda a Petrolina estivesse representada no evento com pessoas de todas as localidades do Município. “Estou animado e vou falar com todas as pessoas que querem o bem de Petrolina, onde for preciso, pois aqui está um homem que dorme tarde e acorda cedo, com toda disposição para lutar até a nossa vitória em 07 de outubro”, disse Fernando que completou:
“Esta candidatura não é contra ninguém, mas a favor da nossa cidade. Petrolina precisa ouvir muitas coisas, mas não quero perder um minuto de campanha falando mal de ninguém. Vou de porta em porta falar do nosso projeto para melhorar a vida das pessoas na cidade, fazer Petrolina voltar a avançar, no ritmo de Pernambuco”, assegurou Fernando Filho.
O governador Eduardo Campos fez questão de vir ao Sertão do São Francisco encerrar um dia marcado por convenções partidárias em todo o Estado, demonstrando todo seu engajamento na candidatura de Fernando Filho. Acompanhado pelo ministro da integração nacional Fernando Bezerra Coelho, do senador Armando Monteiro Neto, dos deputados federais Sílvio Costa e Gonzaga Patriota e do secretário estadual de agricultra Ranílson Ramos, Eduardo Campos falou da vontade de chegar logo em Petrolina depois de um longo dia de viagens.
“Vim aqui dar uma abraço de amigo em Fernando Filho que está preparado e vai ser um grande prefeito. Ele sabe ouvir, é generoso e solidário. A importância de Petrolina vai além dos limites do município e por isso estamos aqui. Vamos fazer uma campanha com os pés no chão, juntando as pessoas, evitando as picuinhas e agressões”, afirmou o governador.
Gennedy Patriota lembrou que a União por Petrolina foi construida na base de muita conversa. “Meu pai e Fernando Bezerra Coelho perceberam que havia muito mais convergências do que divergências entre eles e se uniram. Por isso eu me uni a Fernando Filho também”, explicou o futuro vice-prefeito.
Fernando Bezerra Coelho lembrou que muitos dos que estavam no palanque da convenção o ajudaram a ser eleito pela primeira vez prefeito, em 1992. “A união que fizemos dentro do PSB é forte e contagiante. Esta nascendo um grande sol em Petrolina que vai levar esta terra ainda mais longe”, falou empolgado o ministro. Gonzaga Patriota foi na mesma linha de Fernando Bezerra Coelho e pediu ainda mais mobilização em torno da campanha de Fernando Filho para os seus militantes. “Quero que Fernando Filho tenha mais que o dobro dos votos que eu tive na última eleição”, disparou o deputado.
Vários candidatos a vereadores, de um total de 114, esquentaram a multidão até a chegada dos “protagonistas” do evento. O tema que permeou o discurso de quase todos os candidatos era a satisfação de estar subindo em um palanque que uniu as principais lideranças políticas de Petrolina.
Um diferencial da Convenção da Unidade por Petrolina foi a preocupação com a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Todo o evento foi traduzido por intérpretes de LIBRAS, a Linguagem Brasileira de Sinais, havia rampas para cadeirantes na entrada do Ginásio e no palco, área reservada para idosos e banheiros adaptados.