Juazeiro

Codevasf em Juazeiro lamenta morte do ex-funcionário João Nelly

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (23), aos 96 anos, o ex-funcionário da Companhia de Desenvolvimento dos vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, João Nelly de Menezes Regis.

Natural de Lençóis, no Estado da Bahia, é considerado o responsável direto por introduzir o cultivo de uvas no Sertão do São Francisco, no início da década de 1960, e teve papel de destaque no fomento à agricultura irrigada na região do vale do São Francisco.

Nelly de Menezes Regis iniciou sua vida estudantil na cidade de Campo Formoso, na Bahia, onde estudou na Escola Americana, vindo a concluir o segundo grau no Colégio Dois de Julho, em Salvador.

Em 1952, iniciou o curso de engenharia Agronômica na Escola de Agronomia da Bahia, localizada na cidade de Cruz das Almas. Em 1959, após concluir os estudos universitários, João Nelly cursou Pós-Graduação no Curso Intensivo de Engenharia Rural do CETER, em São Paulo. Em 1967, especializou-se no Soil Scientist Institute, na Colorado State University e em River Basin Studies, no Buareau of Reclamation, ambos nos Estados Unidos.

Sua trajetória profissional ostenta importantes passagens em órgãos de articulação, fomento e desenvolvimento à atividade agrícola e, principalmente, à irrigação. Chefiou os Serviços de Assistência à Irrigação do Submédio São Francisco no período de 1953 a 1963, tendo como principais realizações: promoção do cultivo de cebolas, que possibilitou a substituição de importações de 20.000 toneladas anuais; promoção do cultivo irrigado de algodão de fibra extralonga, tomates e outras culturas para o mercado interno nos períodos de baixa oferta; introdução da cultura do melão valenciano no Submédio São Francisco, substituindo importações da Espanha e popularizando o consumo dessa fruta nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Ainda no mesmo período, promoveu o início do cultivo de uvas de mesa, que anos mais tarde revolucionaria a atividade agrícola do Sertão pernambucano. A produção inicial foi de 60.000 mudas da variedade Itália que constituíram os primeiros plantios da região. Em 1961, essas mudas geraram a coleção de videiras com 568 variedades nobres de uva dos tipos mesa, vinho e passas.

Em 1965 ele assumiu a 5º Agência Regional da Superintendência do Vale do São Francisco (SUVALE), onde viabilizou importantes empreendimentos para economia pernambucana, como: Implantação e operação do Perímetro de Irrigação de Bebedouro, em Petrolina, orientado para culturas de alto valor agregado; e estudos para implantação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho. Concebeu ainda a mudança da captação na calha do Rio São Francisco para o Dique “B” da Barragem de Sobradinho.

A partir de 1976 Nelly assumiu em Brasília a gerência do Departamento Técnico da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), onde foi realizador direto de diversos trabalhos de irrigação em Pernambuco. João Nelly foi consultor na implementação da Atividade Piscícola nos Projetos de Irrigação Pontal, em Petrolina; do Projeto Executivo de Reabilitação da 1ª Etapa, dos Estudos de Viabilidade e do Projeto Básico da 2ª Etapa do Projeto de Irrigação do Sistema Garças, em Santa Maria da Boa Vista; e da Operação e Manutenção do Sistema de Irrigação do Projeto Brígida, em Orocó. Ainda na Codevasf, foi Diretor Técnico do Levantamento Pedológico e Classificação de Terras para fins de Irrigação a nível detalhado da área denominada Projeto Pontal, situada nos municípios de Petrolina, Afrânio e Santa Maria da Boa Vista e responsável pelo serviço de apoio técnico agrícola e de assistência social às famílias atingidas pela formação do reservatório da usina hidrelétrica de Itaparica.

Nelly era casado com Maria do Carmo Marques Regis, com quem teve sete filhos: Emilson Gil Marques Régis (in memorian), Eliene Regis Brandão Agra, Edla Maria Regis Rodalimilan, Erico Marques Regis, Telma Suely Marques Regis, Carla Marques Regis Caviola e Marilea Marques Regis.

Foi agraciado com o Título de Cidadão Petrolinense e com uma Homenagem na Escola de Agronomia da Bahia e o título de Cidadão Pernambucano em 2018, na Alepe.

Aqui em Juazeiro o Auditório da 6ª Superintendência Regional da Codevasf leva o nome de João Nelly de Menezes Regis como reconhecimento de seu relevante trabalho prestado para o desenvolvimento regional.

Assessoria Regional de Comunicação e Promoção Institucional

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Juazeiro Política Relevantes

Eleições 2026: Ex PCdoB e PT, ex-prefeito Isaac Carvalho anuncia apoio a ACM Neto para Governo do Estado

post-image

O ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, anunciou seu apoio a ACM Neto (UNIÃO), pré-candidato a governador da Bahia nas eleições deste ano. Isaac afirmou que o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), vem frustrando as expectativas dos baianos ao conduzir uma gestão centralizadora, distante do diálogo com as lideranças regionais, e que tem desagregado sua própria base aliada em diversos municípios do estado. Na avaliação de Isaac, a Bahia enfrenta hoje indicadores preocupantes no combate à violência, na geração de empregos e na educação.

Na ocasião, Isaac fez questão de deixar público seu agradecimento ao presidente estadual do PSD, senador Otto Alencar, “que sempre foi muito correto conosco”. Isaac agradeceu também ao senador Ângelo Coronel e ao deputado federal Diego Coronel, com quem mantém uma parceria de anos.

De acordo com a assessoria de imprensa, historicamente, Isaac Carvalho…

Read More
Política Relevantes

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz de Trump, diz cardeal

post-image

O papa Leão XIV está entre os líderes mundiais convidados a integrar o “Conselho de Paz” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou o cardeal Pietro Parolin, principal autoridade diplomática do Vaticano, nesta quarta-feira (21).

Leão, o primeiro papa dos EUA e crítico de algumas das políticas de Trump, está avaliando o convite, afirmou o cardeal.

“O papa recebeu um convite e estamos considerando o que fazer. Acredito que será algo que exigirá um pouco de tempo para reflexão antes de darmos uma resposta”, disse Parolin a jornalistas.

O conselho foi inicialmente criado para pôr fim ao conflito em Gaza, porém Trump afirmou que o grupo terá um escopo muito mais amplo e buscará resolver conflitos globalmente.

Embora alguns países, como Israel e Egito, tenham aceitado o convite, vários outros…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta pesar pelo falecimento do deputado Alan Sanches

post-image

A Câmara de Vereadores de Juazeiro manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), ocorrido neste sábado, 17 de janeiro.

O deputado Alan Sanches construiu uma trajetória marcada pela dedicação incansável à vida pública, pela seriedade no exercício do mandato e pelo compromisso firme com as causas sociais e com o desenvolvimento da Bahia.

Sua atuação política deixa um legado de trabalho, diálogo e respeito às instituições democráticas.

Neste momento de dor e consternação, o Poder Legislativo Municipal de Juazeiro se solidariza com os familiares, amigos, colegas parlamentares e com todos aqueles que conviveram e acompanharam sua caminhada pública, desejando conforto, força e serenidade para enfrentar essa perda irreparável.

A Câmara de Vereadores reconhece e registra sua contribuição para a política baiana e presta esta homenagem em sinal de respeito e gratidão pelos serviços prestados…

Read More
Política Relevantes Revista

Geraldo Alckmin afirma que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE) deve entrar em vigor no segundo semestre deste ano: “Um acordo que, há 25 anos, era trabalhado, mas nunca saía. Finalmente, [será] assinado no sábado (17).”

“Assinado, o Parlamento Europeu aprova sua lei e nós, no Brasil, aprovamos a lei, internalizando o acordo. A gente espera que aprove a lei ainda neste primeiro semestre e que tenhamos, no segundo semestre, a vigência do acordo. Aí, ele entra imediatamente em vigência.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Alckmin avaliou que o acordo entre Mercosul e União Europeia é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo 720…

Read More
Política Relevantes

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

post-image

O caso envolvendo o Banco Master pode se configurar como a maior fraude bancária da história do país, disse nesta terça-feira (13) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo ele, o governo acompanha de perto a atuação do Banco Central (BC) e mantém diálogo permanente com a autoridade monetária desde a decretação da liquidação da instituição financeira.

“O caso [Master] inspira muito cuidado, podemos estar diante da maior fraude bancária da história do país, podemos estar diante disso. Então temos que tomar todas as cautelas devidas, com as formalidades, garantindo todo o espaço para a defesa se explicar, mas, ao mesmo tempo, sendo bastante firmes em relação àquilo que tem que ser defendido, que é o interesse público”, disse o ministro ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Haddad informou que tem conversado diariamente com o presidente…

Read More
Política Relevantes

Governo do Estado lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

post-image

O futebol baiano entrou em campo neste sábado (10) com uma mensagem que vai além do esporte. Durante a abertura do Campeonato Baiano de Futebol 2026, o Governo do Estado lançou uma campanha pelo fim da violência contra a mulher, utilizando a visibilidade do Baianão para ampliar a conscientização e incentivar a denúncia de casos de violência de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), e marcou a partida entre Vitória e Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador.

A campanha utiliza diferentes formatos de comunicação para chamar a atenção para situações cotidianas de medo, insegurança e violência vividas por mulheres. Antes do início da partida, os jogadores entraram em campo vestindo jaquetas que cobriam os uniformes e exibiam manchas roxas, simbolizando marcas de…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Bahia inicia ano eleitoral com oposição unificada e PT em busca de hegemonia, diz Folha de São Paulo

post-image

Em uma inauguração que reuniu as oposições em Porto Seguro, uma imagem do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) gerada por inteligência artificial aparece no telão em um discurso que fala em amor pela Bahia e encoraja ACM Neto (União Brasil) a ser candidato a governador.

No mesmo dia, no final de dezembro, o ex-prefeito de Salvador confirmou que vai desafiar novamente o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026: “Sim, sou candidato a governador da Bahia”, disse ACM Neto em evento marcado por uma exaltação da memória do avô e críticas ao PT.

O discurso deu a largada para sucessão ao Governo da Bahia, que deve repetir o embate de 2022 entre Jerônimo e ACM Neto. Desta vez, contudo, a disputa terá novos ingredientes, como uma possível chapa pura do PT e uma oposição unificada no estado.

Política Relevantes

Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio

post-image

A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está tranquila, monitorada e aberta, informou neste sábado (3) o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio. O governo disse ainda que não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios dos Estados Unidos (EUA) contra a Venezuela.

“A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio.

O ministro da Defesa disse que o Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2,3 mil em Roraima. Múcio acrescentou que há muita informação desencontrada e que o governo monitora os acontecimentos.