Nos dias 21 e 22 de março de 2024, este Núcleo Regional de Saúde Norte/Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB realizou a Oficina do Planejamento Regional Integrado (PRI) da Macrorregião Norte. O evento aconteceu no Rapport Hotel, em Juazeiro-BA.
Na ocasião, participaram os(as) Secretários(as) Municipais de Saúde da macrorregião e seus técnicos de planejamento em saúde. A oficina foi conduzida pelos membros do Grupo Técnico de Trabalho Macrorregional (GTTM) constituído por representantes de municípios, do Núcleo Regional de Saúde, da SESAB e do Ministério da Saúde. O evento foi iniciado com saudações e acolhimento de Dr. Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte que na ocasião, também, representava o Subsecretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr Paulo Barbosa.
A primeira discussão trouxe como tema: “Macro que temos x Macro que queremos” apresentada pela Sra Joselma Alves, integrante do GTTM e apoiadora do COSEMS-BA. Os objetivos da Oficina foram promover integração, atualizar os gestores sobre PRI, definir as diretrizes e objetivos do plano, iniciar discussão da capacidade instalada, apontar próximos passos, articular o fortalecimento da rede e elaborar agenda do PRI para 2024.
Além dos gestores municipais, o evento contou com a participação do Sr Vasconcelos e Ângelo, ambos são membros do Conselho Estadual da Saúde da Bahia-CES/BA e da Dra. Ângela Carneiro, professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. A mesmo ressaltou a importância dos planos municipais e do planejamento municipal, defendendo que cada município tenha representantes específicos para setor de planejamento para fortalecer a organização do SUS local.
Na oficina foram discutidas três prioridades sanitárias: atenção materna infantil; hipertensão arterial sistêmica e diabetes; e oncologia. Todas três prioridades foram discutidas no âmbito da Atenção Básica, Média e Alta Complexidade e Atenção Hospitalar.
No segundo dia, os participantes foram divididos em quatro grupos, de acordo com as diretrizes, para discussão e elaboração dos objetivos. Posteriormente, cada grupo apresentou seu trabalho em plenária, aberto para considerações e aprovação das propostas finais:
Grupo 1 – Diretriz: Fortalecimento e integração da Vigilância, proteção, promoção e prevenção em saúde em todos os níveis de atenção
Grupo 2 – Diretriz: Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) resolutiva, integral, humanizada, regionalizada e garantia de acesso oportuno dos usuários
Grupo 3 – Diretriz: Valorização do trabalho e do trabalhador no SUS/BA com ênfase na desprecarização progressiva dos vínculos e minimizar a fragilidade de contratação de trabalhadores de saúde
Grupo 4 – Diretriz: Aprimoramento dos processos de gestão estratégica em saúde e fortalecimento do controle social
O próximo passo do PRI é a validação da capacidade instalada nos municípios da macrorregião Norte. Dr Pedro Alcântara encerra ressaltando a importância do PRI para macrorregião norte e para Região Pernambuco-Bahia (PEBA).
Ascom