A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tem trabalhado incansavelmente para promover políticas públicas para as mulheres petrolinenses. Como reconhecimento deste trabalho, a cidade sertaneja recebeu o prêmio ‘Prefeitura Amiga das Mulheres’, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), sendo a grande campeã na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes.
O prêmio, entregue na sede da Assembleia nessa quarta-feira (03), reconhece e valoriza práticas inovadoras e programas de enfrentamento à violência contra a mulher e de incentivo ao empreendedorismo feminino.
Conheça os equipamentos e projetos da gestão municipal voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher:
– Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM):
O CEAM é coordenado pela Secretaria Executiva da Mulher e oferece, de forma gratuita, serviços que podem contribuir com o enfrentamento da violência doméstica, familiar e de gênero, além do empoderamento feminino. No local, além dos atendimentos socioassistencial, psicológico e jurídico, são desenvolvidas palestras, cursos, capacitação e oficinas, visando o fortalecimento e o resgate da cidadania das mulheres vítimas de violência. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e fica localizado na Avenida Gilberto Freire, S/Nº, Vila Mocó (em frente ao SESI).
– Consultas médicas para mulheres vítimas de violência e para mães atípicas:
A iniciativa é resultado de uma parceria com a Secretaria de Saúde para dar continuidade ao serviço de atendimento da rede socioassistencial. As consultas médicas para as mulheres vítimas de violência acontecem toda quarta-feira, das 8h às 12h, na sede do CEAM. E as consultas para as mães atípicas acontecem às terças e quintas, no mesmo horário e local. Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
– Plantão Mulher:
O Plantão Mulher funciona toda segunda-feira, das 8h às 12h, na sede do CEAM. A ideia do serviço é oferecer a possibilidade de acolhimento social, sem qualquer agendamento prévio. O atendimento é destinado a todas as mulheres que buscam apoio emergencial.
– Whatsapp Mulher:
Em Petrolina, as mulheres contam com o ‘Whatsapp Mulher’. Através do número (87) 99165-1803, elas dispõem de apoio socioassistencial, psicológico e jurídico de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
– Patrulha Maria da Penha:
Criada em março de 2019, o serviço da Patrulha especializada da Guarda Civil é referência no atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A Patrulha da Mulher atua 24 horas por dia, fiscalizando medidas protetivas, atendendo ocorrências via 153 e apoiando a Delegacia da Mulher (DEAM).
– Centro de Parto Normal:
Criado em 2020, o Centro de Parto Normal funciona 24 horas e atende mulheres com gravidez de baixo risco. A unidade conta com ambientes decorados, banheira, bancos adaptados, sala de deambulação (local para passeio das gestantes), cinco salas de parto, ambiente de cuidados ao recém-nascido, vacinação, cartório e setor administrativo.
– Creches em Tempo Integral:
Petrolina é atualmente a maior rede pública com vagas em creche em tempo integral no Estado de Pernambuco, além de ser um importante investimento para a educação e futuro das crianças, oferece condições para que as mães realizem suas atividades profissionais.
Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Fotos: Erlan Alexandre