Juazeiro recebe nesta sexta-feira(19) e amanhã, sábado(20), o II Simpósio sobre Autismo do Vale do São Francisco. O evento acontece na Univasf – Juazeiro de 13h às 18h e conta com a participação de 12 palestrantes, sendo profissionais da área da Saúde e Educação, como psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, educadores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeuta, médica otorrinolaringologista, representantes de entidades de apoio à família e ao autista, além de mães e autistas entre os palestrantes.
As idealizadoras do evento são duas mães atípicas, Dra. Karine Lustosa, médica otorrinolaringologista, professora no curso de medicina da Univasf, mãe de Pedro Lorenzo, T21, e Luciana Souza, mestre em educação, mãe de duas crianças autistas, Sara, 13 anos e Pedro, 4 anos.
De acordo com a idealizadora, Dra. Karine Lustosa, “o objetivo do simpósio é promover a conscientização e compreensão do Transtorno do Espectro Autista (TEA), capacitando profissionais e familiares para uma abordagem inclusiva e empática. Isso visa melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA e contribuir para o Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo.” Destacou.
O evento busca uma dinâmica de interação entre os participantes com as palestras, que terão uma duração média de 30 minutos, mais 10 minutos para possíveis perguntas aos palestrantes.
A taxa de participação do Simpósio tem um valor simbólico de R$50 reais para os dois dias de evento, mas 60% do público será oriundo das cotas que foram distribuídas entre setores importantes para a inclusão.
Diário da Região