Política Relevantes

De olho em 2026, PT e PL traçam estratégias nas eleições municipais para ampliar bases no Nordeste

Ao se articularem para as eleições municipais, PT e PL traçam estratégias específicas para aumentar suas forças políticas no Nordeste, de olho no pleito nacional em 2026.

Mais prefeituras significam mais palanques políticos para eventuais candidatos à presidência da República dos dois partidos. Também facilitam o caminho para a eleição de mais deputados e senadores, o que representa não só mais apoio no Congresso, mas também mais recursos nos fundos eleitoral e partidário.

Com esse objetivo, os dois partidos escalaram senadores nordestinos para centralizarem as campanhas – Humberto Costa (PE), pelo PT, e Rogério Marinho (RN), pelo PL.

Além disso, contam com o apoio do presidente Lula, no caso do PT, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, no PL. A expectativa é que ambos façam viagens para a região durante as campanhas.

Tradicionalmente, a região costuma dar vitórias ao PT. No primeiro turno das eleições presidenciais em 2022, o PT conquistou 66,7% dos votos para Lula, enquanto o PL ganhou 27% dos votos para Bolsonaro.

Integrantes do PL sabem das dificuldades para ganhar votos no Nordeste. Mas o partido quer pavimentar o terreno político para ampliar suas bases nos estados nordestinos.

Segundo um parlamentar da sigla, a aposta é que os eleitores da região são, “na essência”, conservadores – bastaria, então, convencê-los do voto.

https://cb7a5d682157ceec8cccea1782de1b80.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html

Por outro lado, o PT confia no histórico das últimas eleições e acredita que o eleitor, mesmo aquele mais conservador, vota no partido. Mas a sigla enfrenta dificuldades para alavancar seus candidatos nas capitais, e petistas admitem o receio de que a oposição esteja crescendo no Nordeste.

Entenda algumas das estratégias dos partidos:

PL

  • Ampliar número de candidatos:

Uma das estratégias do PL para este ano é ampliar o número de candidatos, segundo Rogério Marinho, que em junho assumiu como secretário-geral do PL.

O senador estima que a quantidade de candidaturas pode dobrar em relação a 2020.

No Nordeste, esse número ainda não está fechado e a sigla aguarda o fim das convenções partidárias, mas deve lançar candidaturas próprias em Recife (PE), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Na capital de Alagoas, única dominada hoje pelo PL no Nordeste, o prefeito João Henrique Caldas tenta a reeleição.

  • Participação de Bolsonaro:

Filiado em 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro estará pela primeira vez no partido durante uma eleição municipal — e integrantes da legenda apostam em seu nome como um trunfo eleitoral.

Além de contarem com a participação de Bolsonaro nos palanques, o partido também demanda a participação de outros nomes de destaque do PL, como o de Michelle Bolsonaro e o do deputado federal Nikolas Ferreira (MG) – este último, mesmo sendo de Minas Gerais, deve ajudar nas campanhas de outras regiões principalmente pela força política nas redes sociais e entre os jovens.

  • Foco no tema da segurança pública:

Marinho diz que o partido deve focar em temas que, segundo ele, “fortalecem a identidade do partido como uma sigla de direita”. Entre eles, o tema da segurança pública integrada com o governo estadual, mas também a defesa dos valores da família.

  • Agenda ideológica:

Integrantes do partido avaliam que o eleitorado nordestino é “conservador em sua essência”, apesar de muitos votarem em Lula. Uma das estratégias de campanha, então, é “fazer um trabalho político-partidário de convencimento”, segundo descreveu uma fonte de dentro da sigla. Para isso, o secretário-geral do partido diz que buscam candidatos que sejam “referências locais”, mas que estejam alinhados com a agenda ideológica e programática do partido.

https://cb7a5d682157ceec8cccea1782de1b80.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html
  • 2024 como ‘preâmbulo’ para 2026:

Internamente, membros do partido afirmam que o objetivo é fazer o maior número possível de prefeitos e, ao mesmo tempo, reorganizar o PL – dando uma “nitidez maior no viés programático e ideológico” da legenda e deixando claro ao eleitor nordestino o que defendem os representantes do PL.

PT

  • Capitais e cidades médias:

O partido deve lançar candidaturas em cinco capitais nordestinas – Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).

Em Teresina, o candidato Fábio Novo já foi oficializado e, pelas pesquisas internas, ele é visto como o candidato mais forte do PT entre as capitais. Em Recife (PE), Maceió (AL), São Luís (MA) e Salvador (BA) vão apoiar nomes de outros partidos.

Com dificuldades em ver seus candidatos deslancharem nas capitais, os petistas devem focar também em cidades pequenas e médias, onde o partido tem boa parte do eleitorado.

  • Participação de Lula e ministros:

Coordenador do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, o senador Humberto Costa garante que Lula estará presente nos palanques no Nordeste.

Ainda não há uma definição de agenda, mas o partido deve apresentar suas prioridades ao presidente para definir de qual maneira ele estará presente nas campanhas — ou seja, quando estará presencialmente nas prefeituras e quando o foco será nas redes sociais.

O partido também conta com a participação dos ministros, em especial os que são do Nordeste: o da Educação, Camilo Santana (CE), da Casa Civil, Rui Costa (BA), e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PI).

Há expectativa, ainda, de que ministros com projeção nacional, como o da Fazenda, Fernando Haddad, estejam nas campanhas.

  • Sem ‘meta’ de prefeituras:

O partido não quer estabelecer uma meta pública de número de prefeituras. Segundo Humberto Costa, se a meta for 400 prefeituras e a sigla conquistar 399, “vai parecer uma derrota do PT”.

  • 2024 como ‘preâmbulo’ para 2026:

Para integrantes do partido, a eleição de 2024 também deve ter como foco a eleição de vereadores — já que isso tende a refletir no número de deputados eleitos em 2026. “Vamos tentar dar estrutura [aos vereadores] para fazerem essas disputas, vamos tentar colocar nossas lideranças em apoio”, diz Costa.

G1

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Política Relevantes

Greve de fome: deputado acampa na Câmara após Conselho votar cassação

post-image

Em greve de fome, o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) acampou, na madrugada desta quinta-feira (10), no plenário 5 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, após o Conselho de Ética aprovar o  parecer que pede a cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar, com 13 votos contra 5.

Acusado de agredir um militante de extrema-direita, Braga se diz vítima de perseguição política por denunciar o Orçamento secreto.

Sem falar com a imprensa para poupar energia, o parlamentar segue no chão do plenário, acompanhado por assessores. Ele apenas acenou para reportagem da Agência Brasil e disse que “está tudo bem”.

Ele está sem comer desde a noite da terça-feira (8) por não ter conseguido tomar café da manhã antes da sessão do Conselho de Ética em razão da ansiedade causada pela votação.

Política Relevantes

China eleva tarifas contra EUA a 84% e intensifica guerra comercial

post-image

O Ministério das Finanças da China anunciou, nesta quarta-feira (9), o aumento das tarifas de importação de produtos dos Estados Unidos (EUA) de 34% para 84%, intensificando a guerra comercial iniciada por Washington. A nova taxa passa a valer a partir desta quinta-feira (10).

A medida foi tomada depois que o presidente Donald Trump elevou para 104% as tarifas de importação de produtos chineses após a China retaliar a tarifa dos EUA de 34% imposta no último dia 2 de abril. 

Erros em série-“A decisão dos EUA de aumentar as tarifas sobre a China é um erro atrás do outro. Ela infringe seriamente os direitos e interesses legítimos da China, prejudica seriamente o sistema de comércio multilateral baseado em regras e tem um impacto severo na estabilidade da ordem econômica global. É um exemplo típico de unilateralismo,…

Read More
Juazeiro Política

Encontro em Juazeiro confirma Juvenilson Passos como liderança política para o futuro da Bahia

post-image

O encontro promovido por Juvenilson Passos no sábado (5), em Juazeiro, foi mais do que um café da manhã: foi uma demonstração clara de força política e prestígio regional.

Realizado na Chácara Bougainville, o evento reuniu representantes de diversos municípios da região norte da Bahia, lideranças políticas, imprensa e apoiadores, que lotaram o espaço para ouvir a mensagem de quem já é reconhecido como uma das grandes referências da política baiana.

Em sua fala, Juvenilson relembrou sua trajetória, agradeceu a todos que caminham ao seu lado e destacou que o momento é de construção coletiva e compromisso com o povo. “A política precisa ser feita com verdade, com história e com coragem. Eu não estou aqui por vaidade, mas porque acredito que é possível mudar a realidade das pessoas com trabalho sério…

Read More
Política Relevantes

Entenda a guerra de tarifas de Trump e consequências para Brasil

post-image

A medida do governo dos Estados Unidos (EUA) de impor tarifas a todos os parceiros comerciais, nessa quarta-feira (2), representa uma tentativa da maior potência do planeta de retomar a posição que a indústria do país já teve, além de tentar combater os déficits comerciais de bens que somam cerca de US$ 1 trilhão ao ano.

Essa avaliação é feita por diversos analistas, entre eles, o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, consultado pela Agência Brasil. O também professor em economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), contudo, avalia que as tarifas não podem sozinhas reverter a perda de competitividade da economia estadunidense, em especial, para a Ásia.

“A Ásia foi muito eficiente em desenhar políticas para desenvolver a indústria dela nos últimos 20 a 30 anos. Os governos do Vietnã, da Malásia, da Tailândia,…

Read More
Petrolina Política

Vereador denuncia Prefeitura de Petrolina por descumprimento da Lei de Prestação de Contas das Ações Antirracistas

post-image

Na última terça-feira (26), o vereador Gilmar Santos (PT), líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Petrolina, protocolou uma denúncia no Ministério Público de Pernambuco contra a Prefeitura Municipal por descumprimento da Lei nº 3.585/2022.

A legislação, de autoria do próprio parlamentar, determina que o Executivo preste contas anualmente sobre as ações de enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa, garantindo transparência e participação popular na fiscalização dessas políticas.

De acordo com o texto da lei, a prestação de contas deve ocorrer por meio de audiência pública na Câmara Municipal e pela apresentação de um relatório detalhado, contemplando informações sobre recursos destinados, ações realizadas, número de pessoas beneficiadas e planejamento para o ano seguinte. No entanto, mesmo após dois anos da sanção da legislação, a Prefeitura não cumpriu nenhuma das exigências previstas.

Política Relevantes Revista

Governo antecipa 13º de aposentados do INSS para abril e maio

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto de antecipação do 13º de aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como feito em outros anos. A primeira parcela será paga em abril e a segunda, em maio.

Lula ainda firmou o decreto que regulamenta as mudanças no Fundo Social, que destina R$ 18 bilhões para o programa Minha Casa, Minha Vida.

O presidente também voltou a prometer a ampliação do Minha Casa, Minha Vida para a classe média e anunciou a implementação da TV 3.0, sistema integrado de televisão aberta e internet.

Lula participou do evento intitulado O Brasil dando a volta por cima, que, segundo ele, foi “um breve balanço daquilo que fomos capazes de realizar em apenas dois anos”. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções Ulysses…

Read More
Política Revista

Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana

post-image

A Câmara dos Deputados pode votar ainda nesta semana o Projeto de Lei  2.088/2023, Lei de Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas comerciais contra países e blocos que imponham barreiras aos produtos do Brasil no mercado global. O texto do PL foi aprovado nesta terça-feira (1) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e no plenário do Senado, por unanimidade.

O tema se tornou prioridade no Congresso após o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciar que vai impor “tarifas recíprocas” contra parceiros comerciais. 

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos/PB), informou que vai trabalhar junto ao Colégio de Líderes para pautar o tema ainda esta semana.  

“Como esse é um tema excepcional, e nós temos uma data já precificada de uma possível movimentação dos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros, nós já…

Read More
Política Relevantes

AtlasIntel: Lula tem aprovação ainda em queda e perde para Bolsonaro, Marçal e Tarcísio em 2º turno

post-image

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (1º) revela que continua subindo a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que alguns de seus adversários já aparecem à frente em eventual cenário de disputa para as eleições de 2026. 

Em relação à avaliação do governo, o presidente Lula viu sua desaprovação subir de 53% na pesquisa de fevereiro para 53,6% agora no final de março. Já a aprovação caiu dos 45,7% registrados na última pesquisa para 44,9% nesta mais recente. 

O levantamento mostra que, quando perguntados sobre a avaliação do governo, 49,6% dos entrevistados avaliaram a gestão como ruim/péssima, enquanto 37,4% disseram ser ótima/boa. Na pesquisa de fevereiro, 50,8% avaliaram o governo como ruim/péssimo, enquanto 37,6% disseram ser ótimo/bom.

O Instituto AtlasIntel também fez simulações de cenários de segundo turno para as…

Read More