Neste sábado (28), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, cumpriu agenda em Petrolina, no Sertão do estado, onde visitou a estação de tratamento de água Vitória, localizada no Distrito Industrial, e anunciou investimento de R$ 100 milhões para ampliar o abastecimento de água na cidade.
“A gente assinou autorização de licitação para o conserto do reservatório no centro da cidade, onde ali, infelizmente, caiam dejetos, chuva e poeira. E agora vamos consertar definitivamente e vamos construir uma nova estação de tratamento de água chamada São Francisco, que vai permitir a gente colocar mais 400 litros por segundo na tubulação de Petrolina para chegar na casa das pessoas. Isso significa dizer que a gente sai de 1.100 litros por segundo para 1.500 litros por segundo e significa que teremos água em Petrolina e para seus habitantes, pelo menos garantida na expansão de Petrolina que cresce muito, pelos próximos 15 anos”, anuncia a governadora.
O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, também acompanhou a solenidade, que contou com a participação de cerca de 300 servidores da instituição, e detalhou como os recursos serão aplicados na cidade.
“O cronograma que a gente inicia hoje tem uma previsão em torno de 10 meses para a construção da estação de tratamento de água e segue depois, com a construção de uma adutora, que leva algo em torno de 12 meses. Então, a gente espera no período de 18 meses, no máximo, ter esse sistema todo funcional para que possamos levar para as pontas da cidade, onde ainda tem pressão de rede, que a gente possa regularizar essa regiões e garantir que nos próximos 15 anos, como a governadora bem falou, a gente possa ter água diarimente nas torneiras dos cidadãos de Petrolina”, declara o presidente da Compesa.
Depois do anúncio, a governadora seguiu para o bairro Padre Cícero, onde fez vistoria nas obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário da cidade.
G1 Petrolina