Um comerciário, identificado apenas pelas iniciais L.A.P.S., 40 anos, natural do município de Arapiraca, foi preso no Centro da cidade de Aracaju (SE), nesta quinta-feira, 05, acusado de crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Ele é um dos investigados da Polícia Federal no desvio de verbas federais e fraudes em licitações públicas na Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA).
Nesta quinta-feira, a PF da Bahia – com o apoio da PF de Sergipe – deflagrou a Operação Boca de Lobo e cumpriu 17 mandados busca e apreensão nas cidades de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Salvador (BA) e Aracaju (SE), além de mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro. A PF começou a investigar o esquema em 2007 quando surgiram indícios de fraude de R$ 14 milhões em licitação pública no período de 2005 e 2008.
O valor, oriundo de um convênio com o Ministério das Cidades, deveria ser destinado a realização de obras de saneamento básico em Juazeiro. No decorrer do inquérito policial, foram também verificados indícios de irregularidades em outras licitações (inclusive no que diz respeito a direcionamento de licitantes vencedores), que envolveriam ex-servidores da Prefeitura Municipal de Juazeiro, do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e empresas privadas. Há também indícios de fraudes abrangendo verbas do PAC 1 – Plano de Aceleração do Crescimento.
Durante a operação, ex-diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro (SAAE) de Juazeiro, Alberto Martins, que comandou a autarquia municipal durante a gestão do ex-prefeito da cidade, Misael Aguilar (PMDB), também foi preso. Ele é apontado como chefe do esquema milionário. Na ação policial, foram apreendidos documentos e computadores do SAAE. Outro preso foi o ex-procurador-geral de Juazeiro, Pedro Cordeiro. Já o mandado de prisão contra o ex-prefeito Misael Aguilar (PMDB) continua em aberto.
Fonte: Com Atalaia Agora