Manuela Cavadas confirmou que vai trazer a oficina de fotografia; as Literáridas e Semi-Áridas, mulheres poetas e multiartistas do Semiárido nordestino, garantiram suas vozes, escutas, prazeres e labutas. E, direto de São José do Egito, Sertão de Pernambuco, já está de mala e cuia o grupo Em Canto e Poesia, com os irmãos Greg Marinho, Miguel Marinho e Antonio Marinho. Agora, adicione a isso uma pitada de forró do juazeirense Raimundinho do Acordeon e está pronta a programação gratuita da quinta-feira (7) do festival Usina Cultural do Vale do São Francisco.
A oficina de fotografia começa às 9h na Escola Modelo, com a educadora e fotógrafa Manuela Cavadas, trabalhando com os jovens o crescimento da autoestima e da capacidade de expressão. A partir das 19h30, a Orla Nova de Juazeiro recebe o coletivo de mulheres Literáridas, que vai apresentar uma obra com cerca de 60 poemas e 30 minibiografias das poetas oriundas de 14 municípios do Semiárido baiano. Na sequência, o público poderá conferir um show literomusical com o coletivo feminino Semi-Áridas, que reúne cantadoras, compositoras, multi-instrumentistas, poetas, artesãs, atrizes, artistas visuais e arte-educadoras também do Semiárido baiano.
Às 21h, sobe ao palco o Encanto e Poesia, trazendo a poética e a musicalidade da terra conhecida como berço da cantoria de viola nordestina e dos poetas repentistas. Os netos de Lourival Batista, o Louro do Pajeú, um dos grandes nomes da cantoria brasileira, prometem uma apresentação especial para o Usina Cultural. E, no encerramento da quinta do festival, o sanfoneiro Raimundo Nonato dos Santos, ou simplesmente Raimundinho do Acordeon, puxa o fole, mostrando sucessos de mais de 17 trabalhos gravados, a exemplo da música Esperando na Janela, de sua autoria, com os parceiros Targino Gondim e Manuca Almeida. O festival Usina Cultural do Vale do São Francisco vai movimentar Juazeiro-BA, de 6 a 9 de novembro, com toda a programação gratuita. Além das atrações da quinta, o evento reúne ainda grandes nomes das artes brasileiras, a exemplo de Renato Teixeira, Maciel Melo e Adelmário Coelho.
O projeto Usina Cultural do Vale do São Francisco tem patrocínio da Agrovale e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Serviço:
O quê: Festival Usina Cultural do Vale do São Francisco
Quando: 06 a 09 de novembro de 2024
Onde: diversos espaços de Juazeiro da Bahia
Quanto: programação gratuita
Classificação: Livre para todos os públicos
Mais informações: https://www.instagram.com/usinaculturaloficial/
Confira a programação completa:
Dia 06 de novembro – Quarta-feira
Bairro Jardim Primavera – Escola Mandacaru
09h às 12h – Oficina de Literatura de Cordel com Maviael Melo
Comunidade da Alfavaca/Salitre
19h- Sarau Poético
19h30 Cinema na Praça –O Auto da Compadecida
Dia 07 de novembro – Quinta-Feira
Escola Modelo
9h- oficina de fotografia com Manuela Cavadas
Orla Nova de Juazeiro
19h30 – Literáridas
20h – Semiáridas
21h – Em Canto e Poesia
22h – Raimundinho do Acordeon
Dia 08 de novembro – Sexta-Feira
Comunidade do Junco / Salitre.
10h – Oficina de Canto
Com Andrezza Santos
Orla Nova de Juazeiro
20h – Ana Barroso
20h40 – Encontro de Cantadores com Maviael Melo e João Sereno
22h – Renato Teixeira e Maciel Melo
Dia 09 de novembro – Sábado
Lar Vicente de Paula
10h às 11h – Grupo de Seresteiros do Vale
Orla Nova de Juazeiro
19h – Abertura Cultural – Grupo de Seresteiros do Vale
19h40- Andrezza Santos
20h – Rennan Mendes
21h Adelmário Coelho.
CLAS Comunicação & Marketing