Em uma noite repleta de emoção e agradecimentos, o médico José Carlos de Moura, neurologista e neurocirurgião, fundador do Neurocárdio, recebeu uma honrosa homenagem no 54º Aniversário da Academia Pernambucana de Medicina (APM).
A solenidade comemorativa dos 54 anos da APM aconteceu na sede do Cremepe, no Recife, na última terça-feira(17). Na ocasião foi oficializada a Posse da Nova Diretoria da APM para o biênio 2025-2026 e outorgados diplomas a médicos agraciados e premiações aos concursos literários/científicos do ano de 2024.
Radicado em Petrolina há 44 anos, Dr. José Carlos tem marcada em sua trajetória importantes contribuições para área da neurologia acadêmica e clínica na Região do Vale, como por exemplo, a realização, em 1995, do 1º Congresso da Sociedade Pernambucana de Neurologia, a realização do 8º Congresso da Sociedade Nordestina de Neurologia, sendo em ambos eventos, sócio fundador, assim como sua valorosa contribuição acadêmica na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), com a criação da primeira residência médica em neurocirurgia.
Dr. José Carlos fez um discurso de agradecimento relembrando a sua trajetória profissional e prestando reconhecimentos aos colegas médicos pioneiros, seu Grupo de profissionais do Neurocárdio e sua família.
Confira na íntegra uma parte desse discurso:
Petrolina é conhecida como a “Terra dos Impossíveis”. Tudo começou com Dr. Nilo Coelho e os projetos de Irrigação. Dr. Cicero Luz, Giussepe Mussini, Paganini Nobre, Washington Barros, Humberto Pereira, Pedro Borges, Alac, Alírio Brandão, Gentil Porto, Elias Alves, José Farias, Ubirajara e Renato Cerqueira são exemplos dos médicos impossíveis, que sedimentaram o caminho para a evolução da boa medicina nesta região.
Aprendi isto logo que cheguei na região em 1980, conhecendo a família Coelho e aprendi muito com Dr. Osvaldo Coelho e seus irmãos, José, Paulo, Geraldo (in memoriam) e Augusto Coelho, ainda em plena atividade com o Hospital do Câncer, em Petrolina. Estes irmãos viveram uma vida dedicada a melhorar a qualidade de vida das pessoas daquela região, centrada em Petrolina-PE e Juazeiro-BA.
Quero dizer que, está honraria de receber esta medalha é totalmente dividida com todos os personagens da minha história. Deus me presenteou com tudo isto e também com quase 400 colaboradores que atuam no Grupo Neurocárdio, uma equipe neurológica que já conta com 11 excelentes colegas de alto nível, e com 3 filhos: Davi, na administração hospitalar, Saulo, no direito empresarial, e Samuel, um dedicado e excelente neurocirurgião, além de 3 noras exemplares, 9 netos, os quais já estou passando o leme do timoneiro, e Carmem Silvia Dalla Véchia, minha companheira de todas as horas, fomentadora da minha energia positiva de procurar fazer o bem.
Seguindo o filósofo Victor Hugo, termino.
“Mude sus opiniões, troque suas folhas, preserve seus princípios, mantenha intacta suas raízes.” Como falou Dr. Washington Barros, “um petrolinense só se curva para agradecer”. Muito obrigado! Concluiu.
Diário da Região