Na manhã desta segunda-feira (25), o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da solenidade de abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no Centro de Cultura João Gilberto. Com o tema “Construindo o SUS com equidade e participação social: Mais saúde na vida da gente”, o evento reuniu mais de 200 pessoas, entre autoridades, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil para debater os rumos da política pública de saúde no município.
O prefeito, ao lado do vice-prefeito Tiano Félix, do secretário municipal de Saúde, Helder Coutinho, do deputado estadual Zó, além de representantes do Núcleo Estadual e do Conselho Municipal de Saúde, destacou os avanços conquistados em apenas oito meses de gestão, ressaltando a importância da valorização dos profissionais da saúde e o compromisso em ampliar a qualidade do atendimento à população.
“Juazeiro tem dado passos importantes na reestruturação da saúde, com melhorias na rede de atendimentos especializados e no fortalecimento da atenção básica. Nosso objetivo é garantir um SUS cada vez mais eficiente, humano e próximo das pessoas, e a Conferência é um espaço fundamental para ouvir os profissionais, os usuários e planejar o futuro da saúde pública no nosso município. Sabemos que temos muito para melhorar e estamos trabalhando diuturnamente para cuidar cada vez melhor da saúde das pessoas”, afirmou o prefeito.
A programação da Conferência foi organizada em quatro eixos temáticos: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Atenção Integral à Saúde; Saúde Mental; e Assistência Farmacêutica. Os grupos de trabalho avaliaram a situação atual dos serviços, propondo diretrizes para as políticas públicas de saúde e fortalecendo o controle social com a participação popular.
O secretário de Saúde, destacou que a realização da Conferência reforça o compromisso em ouvir a população e planejar o futuro da saúde com base nas reais necessidades do município. “Estamos avançando em várias frentes, ampliando o acesso da população aos serviços, modernizando nossas unidades e garantindo mais dignidade no atendimento. Essa conferência foi muito importante, porque reuniu trabalhadores, usuários e gestores em um mesmo espaço de diálogo e construção coletiva”, ressaltou Helder.
Realizada em parceria entre a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), a 11ª Conferência Municipal de Saúde reforça a importância do diálogo e da participação popular para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Juazeiro e em todo o país.
Manu Lustosa Ascom/PMJ/Fotos: Gilson Pereira e José Pimentel








