O programa Desenvolvendo Mulheres, voltado para a qualificação de empreendedoras do Vale do São Francisco, encerrou suas atividades na sexta-feira (05) com a oficina sobre Metodologia de Negócios. A ação foi promovida pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) em parceria com o Sebrae, apoio do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e do governo do estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Ao longo de 2025, o programa formou 12 turmas de empreendedores e empreendedoras das zonas urbana e rural de Juazeiro, abordando temas como Finanças, Estudo de Mercado e Metodologia de Negócios com Canvas. Todas as atividades foram oferecidas de forma gratuita, reafirmando o compromisso do Sebrae em fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da região Norte da Bahia.
No entendimento do analista técnico do Sebrae Robson Reis, o encerramento do programa é um passo a mais no caminho do incentivo ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. “Ao investir na capacitação empreendedora feminina, a iniciativa contribui para a geração de conhecimento, oportunidades e fortalecimento da economia local, consolidando Juazeiro como referência em empreendedorismo no Vale do São Francisco”, disse.
O consultor Rodrigo Areia, especialista em Gestão de Projetos e Marketing e responsável pela última oficina, destacou o engajamento das participantes. “Foi estimulante acompanhar a participação das mulheres que demonstraram conhecer boas práticas de gestão interna do seu negócio, valorizando a iniciativa da ACIAJ e do Sebrae ao promover ações que fortalecem o empreendedorismo feminino em toda a região”.
Capacitação e fortalecimento do empreendedorismo feminino
O presidente da ACIAJ, George Falcão, ressaltou o impacto da iniciativa no desenvolvimento do potencial das mulheres empreendedoras. “Nós, da Associação Comercial, buscamos constantemente formas de estimular o mercado econômico de Juazeiro. Após promover a capacitação do público geral, com o Programa ACIAJ Desenvolvendo Empresas e, em seguida, fortalecer o homem e a mulher do campo, com o ACIAJ Desenvolvendo Produtores, agora direcionamos esforços para qualificar ainda mais as mulheres empreendedoras. São programas que geram conhecimento, oportunidades e aquecem a economia da nossa Juazeiro”, explicou.
A empresária Helen Jacqueline de Souza, proprietária do HS Centro Estético e participante assídua das oficinas, avaliou positivamente a experiência. “Na minha opinião, essa foi uma semana de muito aprendizado teórico e prático, apresentado de forma didática, que facilita a implantação de novos conceitos na gestão da nossa empresa”, comentou.
Já a presidente do CMEC, Liz Sampaio, reforçou a relevância da proposta. “Estamos felizes e recompensados por participar do programa Desenvolvendo Mulheres, em parceria com a ACIAJ e o Sebrae. Os temas desenvolvidos ao longo das oficinas são fundamentais para fomentar a educação empreendedora entre as mulheres do Vale do São Francisco. É uma alegria poder proporcionar a todas elas esse acesso à capacitação que vai fazer o negócio delas fortalecer e evoluir”, celebrou.
…
Sebrae




