São 510 anos desde a sua descoberta e o Rio São Francisco, conhecido como ‘Velho Chico’, só nos mostra, a cada dia, que ainda pode demorar muito para realmente envelhecer. Só depende de nós. Hoje, 04 de outubro, é o dia em que celebramos a data do seu descobrimento e, como presente de aniversário, devemos a esse Rio muito amor e muito respeito pelo que ele representa para nós do Vale do São Francisco.
É considerado o Rio da Integração Nacional: nasce em Minas Gerais, passa pela Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem cinco usinas hidroelétricas ao longo do seu percurso.
É graças a essa força e vitalidade do Velho Chico, que Petrolina e Juazeiro, em pleno sertão nordestino, se tornaram importantes no cenário agro-industrial brasileiro. Vemos brotar nesta terra, cujo calor espanta àqueles que chegam aqui, a agricultura e é daqui, do Vale do São Francisco, que saem boa parte das melhores frutas brasileiras que são exportadas.
O São Francisco é fonte de vida para os seus ribeirinhos, traz nas suas águas o sustento de muitas famílias. Mas, em contrapartida, há algumas cidades deste sertão em que animais morrem de sede e as famílias não têm como sobreviver pela falta d’água e de comida. Um projeto grandioso, com dois canais com cerca de 700 quilômetros de extensão, tem a intenção de levar as águas do ‘Velho Chico’ para estas comunidades sedentas não só de água, mas da vida que chegará com ela ao sertão nordestino.
Há quem conteste, afirme e defenda que o São Francisco já é mesmo ‘Velho’ e sem forças demais para dar um passo tão largo. Para estes, o necessário, antes e acima de tudo, é cuidar dos leitos do Rio. E afirmam: “O Velho Chico não vai aguentar”, “O Rio vai morrer”, “É preciso revitalizar”.
O fato é que o Rio São Francisco, tão cantando nos versos de muitos poetas, e que tanto nos abençoa com a sua vitalidade e beleza, por meio das suas ilhas, agora precisa de um pouco mais da nossa atenção: somos frutos desse Rio maravilhoso e não podemos deixar que ele enfraqueça diante dos nossos olhos.
Parabéns ao Rio São Francisco pelos seus 510 anos!
Equipe Diário da Região