As prefeituras das cidades de Petrolina e Juazeiro estão elaborando um documento referente ao interesse dos dois municípios em relação à administração da Ilha do Fogo, com o intuito de impedir que a Ilha seja totalmente ocupada pelo Exército Brasileiro, impossibilitando a circulação da população e visitantes, que tem a Ilha do Fogo como área de lazer no Vale do São Francisco.
Uma reunião ocorreu na última quarta-feira (25) na Prefeitura Municipal de Juazeiro com o Chefe de Gabinete, Roosvelt Duarte Mota, representante da Secretaria de Planejamento de Juazeiro, José Anderson, representantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Wagner Félix e Rodrigo Wanderley, a secretária de Cultura de Petrolina, Roberta Duarte, cinco representantes do Coletivo Amigos da Ilha e dois representantes da Associação Raízes.
As duas prefeituras pretendem dividir as responsabilidades nos quesitos: segurança, iluminação, limpeza pública, coleta seletiva, coleta de lixo, promoção e apoio a eventos culturais e esportivos. Em outro momento serão definidas as responsabilidades de cada prefeitura, para que a comunidade saiba a quem recorrer sobre cada serviço público.