“BAIANO BURRO NASCEU MORTO”.
Não sei de quem é este provérbio popular, mas tiro o meu chapéu para este imortal. E diria mais (com medo de errar): baiano preguiçoso não nasce. Há quem diga que toda pessoa inteligente, solidária, decidida, franca, corajosa etc, sofre preconceito, inveja, perseguição. E me parece que acontece também com empresas, associações, municípios, Estados e Países que se destacam no seu contexto. É o que está acontecendo com o Estado da Bahia. Não me refiro ao destaque econômico, mas, às artes e principalmente à música. Roda hoje na internet, uma gozação com os baianos, que levado para o lado brincalhão, dar para se rir. Levado para o lado sério dar para se contestar. E é o que vou fazer agora. Até porque acho que foi feito por pessoa de algum Estado que não consegue acompanhar a Bahia e o seu potencial. A brincadeira: “Os 10 mandamentos na Bahia”.
1. Viva para descansar.
2. Ame a sua cama, ela é o seu templo.
3. Se vir alguém descansando, ajude-o.
4. Descanse de dia para poder dormir à noite.
5. O trabalho é sagrado, não toque nele.
6. Nunca faça amanhã, o que você pode fazer depois de amanhã.
7. Trabalhe o menos possível; o que tiver para ser feito, deixe que outro faça.
8. Calma, nunca ninguém morreu por descansar, mas você pode se machucar trabalhando…
9. Quando sentir o desejo de trabalhar, sente-se e espere o desejo passar.
10. Não se esqueça: Trabalho é saúde. Deixe o seu para os seus amigos doentes.
E, finalmente, lembre-se do grande ditado: “Quem trabalha muito, erra muito; quem trabalha pouco, erra pouco; quem não trabalha não era; e quem não erra é promovido”.
Pois é, discordo dos dez itens e principalmente do “finalmente”, pois essa promoção deve ser para os políticos brasileiros, jogadores de futebol (o ópio do povo) que ganham demais pelo pouco que produzem. Com raras exceções, claro.
MAGOM – Contabilista, Administrador de Empresa e membro do Lions.