O município de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, comemora desde ontem, dia 14 de agosto, o ótimo resultado no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que o Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira. O índice de Lagoa Grande foi de 4,3%, maior que a média nacional que alcançou 4,1% nos anos finais (sexto ao nono) do ensino fundamental. Os dados são levantados a cada dois anos através da Prova Brasil.
Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Diniz, a evolução do Ideb em Lagoa Grande se deu pelos investimentos que atual administração fez para melhorar o quadro ruim que pegou em 2009. ”Quando assumimos o governo em 2009 fui bombardeada pela imprensa, devido o resultado da cidade que ficou com média de 3,1%, abaixo da nacional que havia sido de 3,7%, mas lembrei na época que a avaliação era do governo anterior e não do que estava assumindo”, conta a secretária.
Aparecida recorda que na mesma época a governo atual se comprometeu em mudar o quadro negativo do Ideb herdada pela administração passada e foi o que aconteceu. Foram feitos investimentos como a ampliação e reforma de escolas, aquisição de novos equipamentos, um novo mobiliário para as escolas, melhoria da infraestrura e no campo pedagógico os docentes foram melhor preparados para levar mais conhecimento à sala de aula.
“Como disse que iriamos reverter a situação e que prestaria contas quando isso acontecesse, estou aqui justamente fazendo isso e comemorando o ótimo resultado junto com todos que fazem a atual administração e em especial a educação no município pelos números positivos do Ideb”, assinalou Aparecida Diniz.