Há quem afirme que o ser humano é o maior inimigo de si mesmo. Concordo! Isso é uma grande verdade, porque se há alguém capaz de me sabotar e levar a fazer coisas contrárias ao que supostamente planejei fazer de bom em minha vida, esse alguém sou eu mesmo e mais ninguém. Serei meu maior inimigo ou não.Tudo vai depender apenas da escolha que eu fizer de como quero viver a vida que chamo de minha.
É primordial a busca do autoconhecimento e a identificação de modelos mentais, adotados ao longo da vida, que nos limitam e fragilizam a ação. Estes, uma vez identificados em sua origem e efeito sobre nós, precisam ser devidamente trabalhados a fim de que possamos superar e eliminar nossos medos e fraquezas, nos tornado pessoas realmente felizes. Depois, consciente disso, é preciso eliminar tudo aquilo que nos limita e expõe, quer na alma ou socialmente. Direi o que acho que deve ser feito de imediato.
Sufoque o mal que há em ti pela adoção de atitudes “auto-construtivas” em sua vida. Apegue-se a Deus e evite se deixar controlar por sentimentos maus os quais você sabe muito bem, por experiência própria, que só te levaram até hoje à prática de ações más ou que não convém. E sabe que isso fere a você e, colateralmente, a pessoas que te amam e convivem com você. Resista aos desejos compulsivos da sua carne, por mais inconscientes que estes sejam. Lute contra isso educando suas emoções, reeditando sua mente e se auto-programando para enxergar a vida sob um olhar mais adulto, maduro, responsável e conseqüente, para que não sejas mais um compulsivo, movido por instintos e desejos desenfreados.
Isso é possível através da disciplina pessoal e da autodeterminação de “vencer a si mesmo.” Não é tarefa das mais fáceis, mas é realizável. Todos podem aprender a se conter e fugir daquilo que lhes prende e atrasa na alma. Darei um exemplo: Imagine alguém que gosta de determinado alimento, mas descobre uma enfermidade que se ingerir aquilo poderá morrer. Embora o desejo exista e persista, por amar a vida, tal pessoa se auto-disciplinará, pois deseja viver mais tempo. Projete o seu amanhã, observando o seu hoje e aprenda com o seu passado, distante ou recente. Decida ser alguém melhor e seja!
Não se acostume com a lama e nem odeie a água limpa. Aprenda a se purificar, a cada dia, com a ajuda de Deus, da família e bons amigos. E caso se ache no chão, caído, destruído e derrotado, saiba que todo fim representa um recomeço. Uma rara oportunidade de se reinventar sem as mazelas do passado. Reedite sua emoção, seu pensamento e visão, de si mesmo e do mundo. Decida ser feliz e se programe para isso abandonando tudo o que representou ou ainda é atraso para sua vida. Bana de sua existência todo pensamento ou ação que te paralisa, marginaliza na alma ou mantém refém de gostos reprováveis e companhias indesejáveis.
Mude de atitude, por amor a si mesmo e a Deus. E por falar n’Ele, busque-O de todo seu coração, não importando o quão indigno você se sinta. Ele te ama, perdoará qualquer falha sua e está sempre disposto a te ajudar a reconstruir sua emoção, alma e vida. Renasça a esperança da criança que já foste um dia e seja alguém melhor. Pense nisso tudo com carinho e isenção. Shalom!
Autor: Teobaldo Pedro de Jesus